Dicas de como potencializar o aprendizado em cursos EaD

Muitas instituições de ensino técnico e de ensino superior ofertam diversos cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Esse formato tem sido cada vez mais procurado pelos estudantes pela flexibilidade de horários, pelo menor custo e outros aspectos. 

No entanto, o aprendizado em cursos EaD enfrenta desafios próprios do formato. Os estudantes se deparam com uma série de questões e dificuldades que não costumam ter no ensino presencial. Por isso, é preciso se preparar e ter uma organização adequada para fazer um curso on-line com um bom processo de aprendizagem. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas de como potencializar e tirar o máximo de proveito dos estudos nessa modalidade de ensino. Veja a seguir!

Como tirar o máximo de proveito de cursos EaD?

Em primeiro lugar, para garantir bons resultados, o estudante deve estabelecer uma organização diária para os estudos. Justamente pela flexibilidade de horários que a modalidade EaD oferece, cumprir uma meta diária de horas aula ou de tempo de estudo on-line é um desafio ainda maior. O estudante pode acabar deixando para depois e atrasar a conclusão da disciplina/curso.

Por outro lado, a flexibilização permite que o estudante organize os estudos da forma mais confortável dentro da sua rotina. Estabelecer horários fixos para estudar dentro do seu tempo disponível e considerando o horário do dia no qual você tem maior produtividade ajudará no estabelecimento de uma boa rotina.

Outro ponto de extrema importância para o aprendizado em cursos EaD é ter um local de estudo adequado. Nesse sentido, o ambiente deve ser arejado, organizado e silencioso. Uma dica que pode ajudar na organização das tarefas e do cronograma de estudos é a criação de um mural para colocar suas anotações e outros lembretes importantes. 

Para criar uma rotina dinâmica, uma boa estratégia é alternar os conteúdos e disciplinas. Elabore pequenos blocos de matérias por área, começando com as que você tem mais facilidade. Flexibilizar os conteúdos ajuda a não cansar rapidamente e a estabelecer uma linha de raciocínio eficiente.

Além disso, a qualidade do tempo que você dedica aos estudos faz toda a diferença no rendimento. As horas de estudo variam de acordo com a quantidade de conteúdo e a complexidade de cada matéria. Uma maneira inteligente de dividir o tempo é estabelecendo ciclos curtos, com pequenas pausas. Lembre-se de que, no processo de aprendizagem, mais vale a qualidade do que a quantidade de horas dedicadas ao estudo.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.