Conseguir se concentrar nos estudos é algo que todo mundo quer. Afinal, o foco leva à produtividade maior, otimização do tempo e, na maioria das vezes, na obtenção de melhores resultados na aprendizagem.
O que será então que a psicologia diz sobre a concentrar para estudar? Há muitas teorias, mas selecionamos algumas delas para que você se dê bem com suas metas.
1. Compreenda primeiro para praticar a concentração
Estudantes precisam entender que a concentração é necessária para que possam aprender com eficácia. Não é um método que pode ser dominado rapidamente, mas precisa praticá-lo diariamente para alcançar os resultados desejados.
Portanto, para ser mais focado, deve simplesmente praticá-la regularmente. Ou seja, treinar, de fato, “a concentração”. Além disso, a psicologia recomenda atividades como ler, escrever, fazer palavras cruzadas, jogar xadrez e outros jogos que favoreçam o foco em uma tarefa determinada, etc., que os ajudarão a se concentrar em uma tarefa por vez.
2. Comprometa-se com a tarefa
Ao iniciar qualquer tarefa, estime o tempo e os esforços necessários para concluí-la. Esteja determinado a concluir a tarefa dentro do tempo especificado. Para isso, planeje e programe suas atividades diárias de maneira correta. E não deixe nada atrapalhar sua programação.
Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos
3. Pare a procrastinação
Para melhorar efetivamente a concentração, os estudantes devem completar a tarefa dentro do tempo especificado e não deixá-la para fazer mais tarde. Atrasar tarefas ou dar desculpas para não fazer o trabalho exigido só vai deixá-lo estressado. Você estará se lembrando da tarefa inacabada e até mesmo não poderá desfrutar de outras atividades.
Procrastinação nos estudos: 3 truques para não deixar nada para depois
4. Mude o seu ambiente para se concentrar
Às vezes, muitas pessoas até querem estudar, mas o ambiente não é adequado para seus estudos. Portanto, deve-se encontrar um local onde possam estudar em paz, sem serem incomodados por ruídos ou pessoas.
5. Pratique meditação e exercícios físicos
Para melhorar o foco e controlar os pensamentos, os estudantes precisam praticar atividades de meditação para que possam ter pensamentos e ideias claras. Além disso, eles devem fazer exercícios físicos para que sua mente e corpo estejam na mesma sintonia.