No dia 24 de maio é comemorado anualmente o Dia do Vestibulando. O vestibulando é aquele que se prepara para realizar os exames de seleção para ingresso no ensino superior. Ou seja, são os estudantes que estão dedicando o seu tempo de estudos na busca por admissão em faculdades, institutos e universidades.
O nome “vestibulando” é derivado do termo utilizado para denominar os processos de seleção para preenchimento de vagas em cursos de graduação: vestibular.
É de conhecimento geral que a preparação para o vestibular não é fácil. Geralmente, além de se preparar para um exame admissional de importância extrema para a escolha de uma carreira, o estudante também lida com as demandas do último ano do Ensino Médio.
O desejo da maioria dos vestibulandos é ingressar no curso superior no ano subsequente ao da conclusão do Ensino Médio. No entanto, muitos estudantes passam dois, três ou mais anos estudando para ingressar no curso dos sonhos. Isso acontece principalmente com os vestibulandos do curso de Medicina, que têm alto índice de concorrência, e com aqueles que desejam ingressar em renomadas instituições de ensino superior públicas.
De modo geral, o vestibulando encontra diversos desafios em sua trajetória. Entre esses desafios está a grande pressão, a dificuldade em conciliar os estudos com a vida social e, em muitos casos, com o trabalho. Pensando nisso, nesse Dia do Vestibulando, apresentamos algumas dias de como ter sucesso no vestibular e tornar essa trajetória de estudos mais leve.
Dicas para vestibulandos
Em primeiro lugar, ao se preparar para um vestibular, é fundamental conhecer o perfil da prova. Para isso, o vestibulando deve pesquisar provas de edições anteriores e entender o perfil da banca responsável por organizar o processo seletivo.
A Fundação Vunesp, por exemplo, é responsável por organizar diversos vestibulares de Medicina, além de preparar exames como o da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Portanto, os estudantes que pretendem ingressar nessas instituições devem conhecer bem o perfil das provas da Vunesp.
Outra dica de extrema importância é se ater ao edital do processo seletivo em questão. O vestibulando deve criar um plano de estudos que contemple o conteúdo programático estabelecido no edital. Geralmente as provas são compostas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Nesse sentido, o ideal é revisar os conteúdos estudados nas disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. O estudante deve estudar principalmente as matérias com as quais têm menos afinidade. Portanto, se você tem dificuldade com a área de Matemática, revise bem os assuntos que você já conhece e estude aqueles que não conseguiu aprender.
Simulados
Outra forma de estudar de forma assertiva para os vestibulares é responder provas de anos anteriores. As universidades públicas sempre divulgam em seus sites os cadernos de prova e também os gabaritos. O Inep também disponibiliza todas as provas das edições anteriores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A partir desses documentos, o vestibulando pode colocar em prática o que estudou, além de realizar simulados para se preparar para o tempo de prova.
Estar preparado para realizar a prova dentro do prazo estabelecido pela universidade ou banca também é fundamental para obter um bom resultado e lidar com a pressão do dia de provas. Nesse sentido, participe de simulados e, sempre que possível, cronometre o tempo que você gasta na resolução de questões.
Por fim, recomendamos que os vestibulando mantenham o equilíbrio durante o período de preparação das as provas. Ter momentos de lazer e descanso e dormir bem à noite é indispensável para manter o bom funcionamento do cérebro.
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.