Dia do Médico: como passar no Vestibular de Medicina?

Aproveite o Dia do Médico para conferir essas dicas valiosas

Hoje, 18 de outubro, é o Dia do Médico, uma data criada para celebrar os profissionais da saúde. Atualmente, existem mais de 300 faculdades de Medicina no Brasil.

Cursar Medicina é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Afinal, não é à toa que o curso é um dos mais concorridos na maioria dos vestibulares e processos seletivos do país.

Apesar da concorrência, ser aprovado em um Vestibular de Medicina não é impossível. Porém, os estudantes que quiserem atingir esse objetivo devem estudar com constância e eficiência.

Para que você consiga realizar esse sonho, separamos dicas de como passar no Vestibular de Medicina. Utilize as dicas abaixo para entender como realizar o seu sonho neste dia tão importante para os médicos!

Estude com antecedência

O processo seletivo para Medicina é muito competitivo e, dessa maneira, é importante que você comece a e preparar para os vestibulares com muita antecedência.

Tenha em mente que você irá precisar dividir todo o conteúdo a ser estudado ao longo de alguns meses de estudo, pelo menos. Ter tempo suficiente disponível é fundamental para que você consiga aprender os conteúdos que serão cobrados pelas provas e aprimorar as habilidades necessárias para ser aprovado no processo seletivo.

Dessa maneira, comece a estudar para o Vestibular de Medicina o quanto antes.

A importância da constância

A constância é fundamental para todos os estudantes que querem ser aprovados em um Vestibular de Medicina. Isso significa que você deve transformar o seu estudo em um hábito para que você esteja se preparando com frequência.

Tenha em mente que a constância pode ser muito mais importante que a intensidade, por exemplo. Assim, é muito mais interessante que você estude e revise seis dias por semana, por exemplo, do que estude quatorze horas em um dia e depois deixe de estudar por três dias.

Dicas Vestibular de Medicina
É importante que você estude de forma constante. Imagem: Revista do Estudante/Reprodução

A constância é uma das melhores aliadas de todos os estudantes que querem ser aprovados em um Vestibular de Medicina. É fundamental ressaltar também que você não deve deixar de descansar para ser constante: insira sempre um ou dois dias de descanso ao longo da sua semana de estudos.

A importância da redação

Muitos estudantes ignoram a importância da redação para os Vestibulares de Medicina, mas isso é um grande erro. A prova de redação é muito importante para a maioria dos vestibulares brasileiros e, dessa forma, a nota obtida nessa prova pode ser decisiva para a aprovação ou não do candidato.

Assim, para ser aprovado em um Vestibular de Medicina, é fundamental que você pratique a redação com frequência. Em primeiro lugar, você deve analisar a prova de redação do processo seletivo de seu interesse, uma vez que os moldes e estruturas podem ser diferentes de vestibular para vestibular.

Feito isso, é fundamental que você treine a sua habilidade de escrita. Para isso, busque escrever uma redação por semana com os temas cobrados em edições passadas do vestibular do seu interesse. Tenha em mente que a prática é a melhor forma de aprimorar as próprias habilidades na redação.

Motivação

É importante que você tente manter a motivação ao longo do seu percurso de estudos. Ela será o impulso que fará com que você consiga estudar de forma constante e atinja o seu objetivo principal: ser aprovado no Vestibular de Medicina. 

Faça autoavaliações constantes

É muito importante que você monitore o seu progresso ao longo do seu período de estudos. Essa estratégia é fundamental para que você identifique a necessidade ou não de realizar mudanças no seu plano de estudos, por exemplo, ou alterar a sua técnica de estudos.

Uma boa maneira de realizar uma autoavaliação é por meio dos simulados. Após fazer um simulado, corrija as questões e identifique suas áreas de força e fraqueza. Com base nos seus erros e acertos, faça ajustes em seu plano de estudo e, se necessário, mude de estratégia de estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.