O convite para uma entrevista de emprego é muito aguardado pelo candidato, entretanto, também pode ser a causa de estresse e ansiedade, considerando a pressão da avaliação.
Destaque suas habilidades de forma natural na entrevista de emprego
Por isso, o candidato deve se preparar para a entrevista de emprego, de modo que não fique aquém do seu potencial e destaque suas habilidades e competências. É importante que direcione as dicas citadas para o seu comportamento, de modo que a sua postura seja positiva.
Visto que adotar uma postura negativa faz parte de um processo de autossabotagem profissional. Sendo assim, evitar uma postura negativa deve ser o foco do candidato, já que, dessa forma, o seu comportamento será orgânico e participativo durante o processo de recrutamento e seleção.
Direcione suas experiências profissionais
Exemplifique seus pontos fortes e os resultados obtidos em empregos anteriores. Fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; análises de projetos; gestão de pessoas; andamento de processos; dentre outros aspectos importantes para a análise de sua trajetória profissional.
Adote uma postura corporal participativa
A postura adotada pelo candidato transmite uma mensagem importante durante o processo de recrutamento e seleção. Por isso, não cruze braços e pernas; fale de maneira tranquila; evite gesticular excessivamente; não se atrase e mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo.
Demonstre senso de resolução
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, apresente também a solução de modo natural. Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar o seu grau de conhecimento técnico em um determinado sistema utilizado na sua área de atuação.
Entretanto, é igualmente relevante que informe que já está realizando cotações específicas. Ainda é possível informar que possui dificuldade para falar em público, porém, está em vias de se matricular em um curso de teatro. Dessa maneira, estará sendo resolutivo e proativo.
Analise a cultura da empresa e a compatibilidade de valores
Uma outra maneira de preparação para o candidato é conhecer a cultura da empresa e analisar os valores envolvidos. Dessa forma, poderá analisar a compatibilidade dos perfis.
A contratação deve ser oriunda de uma troca mútua
Uma vez que é importante ressaltar que a análise sobre os objetivos e a cultura empresarial é cabível para o candidato, considerando seu perfil e seus objetivos de carreira. Ao passo que a empresa deve analisar a compatibilidade de interesses e as habilidades desenvolvidas para que a contratação seja resultado de um processo genuíno e eficiente.