Mais de 5.600 estudantes-atletas, com idades entre 12 e 14 anos, serão protagonistas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022, que começam oficialmente no próximo domingo (31/10), no Rio de Janeiro, destaca o Ministério da Cidadania.
Desporto escolar: edição de 2022 dos JEB’s terá início em 1º de novembro
Após a realização de um congresso de abertura e da chegada das primeiras delegações, as competições terão início na quarta-feira (02/11). Segundo destaca a divulgação oficial, o evento, realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, segue até o dia 15.
O Parque Olímpico da Barra, palco dos Jogos Rio 2016, será o principal centro das disputas. Também haverá provas no Complexo Esportivo da Universidade da Força Aérea (Unifa) e na Arena da Juventude, no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Norte carioca.
Diversas modalidades
O Ministério da Cidadania explica que os JEB’s reúnem competições de 17 modalidades: badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, caratê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. Também serão realizadas provas de atletismo paralímpico e demonstradas disputas de surfe, skate e break dance.
Ao longo do evento, a Secretaria Especial do Esporte terá estandes para apresentar vivências paralímpicas, ações voltadas para a educação antidopagem e atividades do programa Integra Brasil.
Bolsa Atleta e Auxílio Esporte Escolar
Para os atletas que pertencem a famílias em condição de vulnerabilidade inscritos no Auxílio Brasil, os Jogos Escolares Brasileiros servem, assim como no ano passado, como critério para indicação ao Auxílio Esporte Escolar, um dos benefícios complementares previstos no programa de transferência de renda do Ministério da Cidadania.
Os Jogos Escolares serão, ainda, base para definir a delegação que vai representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que estão previstos para ocorrer em Brasília (DF), no fim do ano, informa o Ministério da Cidadania.
Confira as datas das competições:
- De 2 a 4/11: ginástica artística, judô, karatê e taekwondo
- De 2 a 5/11: xadrez
- De 2 a 7/11: basquete, futsal e vôlei de praia
- De 6 a 8/11: tênis de mesa
- De 9 a 11/11: ciclismo e natação
- De 9 a 12/11: atletismo, atletismo adaptado, badminton e natação
- De 9 a 14/11: handebol e voleibol
- De 10 a 12/11: wrestling
O canal da CBDE no Youtube irá transmitir as disputas ao vivo, informa o Ministério da Cidadania.
Sobre os JEB’s
De 1976 a 2004, foram realizadas 18 edições dos JEB’s e, depois de 17 anos, o evento voltou a acontecer em 2021 com a participação de 5.114 estudantes-atletas, sendo 2.563 meninas e 2.551 meninos de 12 a 14 anos.
O propósito dos Jogos Escolares Brasileiros é ser a base inicial da formação esportiva no Brasil, contribuindo para a formação dos alunos, desenvolvendo e fomentando o esporte escolar no país, destaca a divulgação oficial.