Processo design thinking – Entenda como funciona!
O processo de design thinking é uma metodologia que consiste em avaliar a experiência do usuário. Entretanto, refere-se a entender os aspectos micro e macro que envolvem essa experiência.
Sendo assim, a avaliação é feita de forma sistemática e completa, bem como dinâmica.
Partindo da demanda que a empresa recebe, é feita uma avaliação dos principais problemas envolvidos. Sendo assim, o problema vira uma oportunidade de melhoria para um negócio.
Etapas para entender a necessidade do cliente
Há 5 etapas que envolvem esse processo, ao passo que podem ser alterados para que se adaptem ao segmento, nicho de mercado e porte da empresa.
- Quem é o seu cliente?
- O que ele precisa?
- Como fazer para ser a solução?
- Como construir a solução?
- Qual é a melhoria que deve ser feita após o teste?
Sendo assim, para que o design thinking cumpra a sua razão de existir, é necessário que a satisfação do cliente seja garantida.
Fases da inovação do produto ou serviço
Por isso, o design thinking envolve inovação. Sendo assim, a empresa pode dividir em 5 etapas o processo de inovação, que envolve a real necessidade do cliente.
Descobrir oportunidades para inovação, como encontrar essas oportunidades?
Identificar qual é a oportunidade de inovação que deseja encontrar;
Inovar no produto ou serviço, caso tenha percepção de que é possível melhorar algo que já existe. Ou ainda, criar um novo produto ou serviço.
Realizar um protótipo do produto para que possa avaliar a criação em um cenário realista.
Melhorias internas e externas
Enfim, aplicar a solução, ou seja, entregar ao cliente. Certamente esse conceito pode ser modificado e adaptado para a empresa. Uma vez que a necessidade do cliente pode ser diferenciada por vários fatores.
No entanto, o faseamento do design thinking faz parte das etapas que buscam melhorias nas entregas ao cliente, como também no desenvolvimento de produtos e serviços.