Como fazer o desenvolvimento da redação do Enem - Notícias Concursos

Como fazer o desenvolvimento da redação do Enem

O parágrafo de desenvolvimento da redação do Enem é o espaço destinado para o argumentar, para a apresentação de informações, conceitos, fatos acerca de um tema.

Construir um bom desenvolvimento na redação do Exame requer planejamento e cuidado com o projeto de texto, pois é a partir dessa etapa inicial que o escritor irá organizar a estrutura geral da redação e os elementos centrais da discussão.

Conforme a cartilha de redação do Enem, o autor deve articular de maneira produtiva a contextualização, os argumentos, a fundamentação e as reflexões acerca das ideias-chave do tema apresentadas na introdução.

Além de organizar os parágrafos de desenvolvimento, é preciso mobilizar elementos de fundamentação para estas partes do texto, a fim de evitar construir argumentos genéricos ou vagos acerca do tema.

Estrutura do desenvolvimento da redação para Enem

Nas redações dissertativo-argumentativas, a estrutura dos parágrafos de desenvolvimento seguem um padrão comum, apresentando: tópico frasal, argumentos, embasamento e conclusão.

Nesses parágrafos, é fundamental o cuidado na escolha de elementos que sejam consistentes para a sustentação das ideias, opiniões, isso porque deve ser consistente e coerente a seleção, organização, o relacionamento de informações, fatos e opiniões acerca da problematização.

Veja abaixo os elementos do parágrafo de desenvolvimento detalhadamente

Tópico frasal/Ideia-chave

Inicialmente, é necessário introduzir a ideia central sobre a problematização a ser desenvolvida no parágrafo de desenvolvimento do Enem. Em uma redação bem articulada, o elemento aqui posto é sinalizado já na introdução do texto, em geral na parte final do parágrafo. Dessa forma, o leitor é orientado sobre a questão principal, o argumento primário, discutido em tal parte do texto.

Em uma produção bem articulada, a ideia-chave é sinalizada já na introdução do texto, em geral na parte final do parágrafo, e retomada na parte inicial do parágrafo de desenvolvimento.

Argumento

Em seguida, deve-se fazer uso de informações, conceitos, argumentos, entre outros, para discorrer acerca do recorte temático, da problematização relacionada ao tema. Isto é, deve-se selecionar os argumentos mais adequados ao recorte temático, organizá-los de maneira hierarquizada e aprofundar as discussões.

Desdobramento

A cartilha do participante do Enem considera como desdobramento dos argumentos da redação a mobilização de  exemplos, dados estatísticos, argumentos de autoridade, acontecimentos históricos, entre outros.

Ou seja, a fundamentação funciona como desdobramento das ideias centrais, dos argumentos apresentados pelo autor do texto. Esta parte é essencial para dar consistência e credibilidade ao texto.

Conclusão

Para fechar o parágrafo de desenvolvimento, é importante apresentar uma síntese acerca do que discutiu nas linhas anteriores do parágrafo e as conclusões a que chegou no fragmento do texto. Os vestibulandos, nesta parte do texto, geralmente preferem fazer uma crítica, reforçar afirmações ou apresentar uma breve ideia de solução para o que se discutiu ao longo do parágrafo.

Independentemente da forma como opte por construir o parágrafo de desenvolvimento, seja a partir de uma relação de causa e consequência, de comparação, por analogia, por comprovação, é fundamental apresentar progressivamente e de forma hierarquizada a contextualização da ideia central do parágrafo de desenvolvimento, os argumentos, o embasamento e o fechamento da discussão, pois só assim o leitor irá compreender com clareza o ponto de vista do autor.

Veja o resumo dos principais elementos do parágrafo de desenvolvimento na imagem abaixo

Esquema com elementos do parágrafo de desenvolvimento da redação Enem

Como elaborar o desenvolvimento da redação, exemplo:

Tema: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Contextualização: Em primeiro lugar, é preciso lembrar que crianças e jovens portadoras de necessidades especiais enfrentam vários obstáculos ao acessar a educação brasileira, o que expõe a falta acessibilidade que ainda assola grande parte das instituições de enino do país.

Argumentação: Isso engloba desde a escassez estrutural até a ausência de profissionais capacitados e preparados para lidar com as necessidades desses indivíduos.

Desdobramento: Essa situação, aliada à cobrança indevida de taxas extras feita por muitos estabelecimentos, causa revolta e impotência nos responsáveis, como foi mostrado em reportagem exibida no começo de 2016 pelo Fantástico.

Conclusão: Por esse motivo, ações públicas, como a criação da LBI, têm significativa importância na busca por sanar os problemas de livre acesso a esses meios, visando a igualdade e permanência dessa parcela da população no sistema de ensino público e privado, independentemente de suas limitações.

 

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Leia também: Como fazer uma redação dissertativo-argumentativa

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