Muitas pessoas desejam desenvolver o autogerenciamento, mas nem sempre sabem por onde começar.
A verdade é que essa habilidade exige tempo e dedicação, o que pode ser paradoxo, já que muitas pessoas almejam o autogerenciamento por não conseguirem se organizar e se dedicar às coisas.
Pensando nisso, fizemos algumas considerações que podem ser úteis para você. Acompanhe.
Como desenvolver o autogerenciamento?
Para desenvolver o autogerenciamento é necessário exercitar a paciência. Sim, isso é fundamental porque não há como nos gerenciarmos 100% da noite para o dia. Aliás, isso pode até acontecer no primeiro dia, mas, passado um tempo, se torna complicado manter essa posição 100% regrada de uma hora para outra.
Por isso, esteja ciente que cada passo que você der, em prol do seu crescimento pessoal, significa muita coisa. Comece, portanto a sua mudança interna:
1. Pratique o autoconhecimento
O primeiro passo para as maiores mudanças de nossas vidas é o autoconhecimento. Sem ele, não conseguimos crescer nossa carreira ou vida acadêmica, por exemplo. Até mesmo os nossos relacionamentos podem ser felizes ou infelizes de acordo com o nosso nível de autoconhecimento.
Sendo assim, comece a fazer questionamentos mais voltados à descoberta interna: Quem você é? Aonde quer chegar? Por que quer chegar lá? Quais sonhos possui? O que já tem hoje? O que precisa fazer para atingir um novo sonho?
2. Defina metas focadas em seu crescimento
Depois que você conseguir escutar um pouco melhor a sua “voz interna”, ou seja, compreender quem você é e o que almeja para a sua vida, é hora de traçar metas.
Primeiro, você pode fazer apenas uma lista de objetivos. Anote tudo o que vier à mente.
Quer uma casa? Um carro? Uma viagem? Um casamento? Um filho? Pense sobre isso. Vá anotando, envolvendo todas as áreas da sua vida.
Depois que a sua lista estiver pronta, comece a organizá-la em forma de metas bem construídas. Pode, ainda, criar um cronograma de atividades. Por exemplo: o que precisa ser feito para ter a sua casa? Economizar? Encontrar um novo emprego? Pense sobre isso e vá traçando o seu plano para, assim, desenvolver o autogerenciamento.
3. Faça, constantemente, o seu planejamento de atividades
Em cima das suas metas, é necessário fazer um planejamento de atividades. Lembre-se de que esse planejamento deve ser anual, mensal, semanal e diário.
Isso quer dizer que a cada nova semana, novas atividades deverão ser colocadas em prática. Como consequência é fundamental que você saiba exatamente o que deve fazer em cada um desses momentos.
O ideal é que no início de cada semana você reveja o seu planejamento de atividades, melhore o que for necessário e comece a acompanhar tudo o que vem evoluindo.
Inclusive, essa evolução precisa ser monitorada para que a motivação se mantenha e, ainda, você possa apostar em recompensas para si mesmo.
4. Cuide da saúde física e mental
Lembre-se de que para desenvolver o autogerenciamento é necessário estar com a sua saúde em dia. Sem ela, torna-se difícil conseguir gerenciar a sua rotina. Por isso, cuide da sua mente e do seu corpo.
Seu sono, sua alimentação, o autoconhecimento, os exercícios físicos e as emoções devem entrar em cena de forma equilibrada, para assim você conseguir conquistar mais saúde e qualidade de vida.