Desenrola: não tem acesso à internet? Veja dicas para negociar a dívida

A avaliação dentro do governo federal é de que muita gente deixou de negociar dívidas no Desenrola por falta de internet

O governo federal decidiu prorrogar o funcionamento do Desenrola. Este é o programa do Ministério da Fazenda que funciona como uma ajuda no processo de negociação de dívidas dos brasileiros. De acordo com informações oficiais, os cidadãos terão até o dia 20 de maio para realizar o procedimento.

A prorrogação não aconteceu por acaso. Hoje, a avaliação dentro do governo federal é de que muita gente que tem direito a negociar as suas dívidas pelo Desenrola ainda não procurou pelo sistema. E um dos possíveis motivos é inusitado: falta de familiaridade com a internet.

O governo federal acredita que muitas pessoas que fazem parte do público alvo do Desenrola não conseguem realizar o procedimento do programa porque ele não é exatamente intuitivo. Neste sentido, surge uma pergunta: o que fazer para negociar a dívida pelo programa se você não tem internet na sua casa?

Não tenho acesso à internet

Se este é o seu caso, separamos abaixo ao menos duas dicas importantes para realizar a negociação de dívidas:

  • Procure alguém de confiança

A verdade é que não existe nenhuma maneira de negociar as suas dívidas do Desenrola sem acesso à internet. Contudo, uma dica importante neste sentido é pedir ajuda a uma pessoa de confiança. Mas atenção: é muito importante que a pessoa seja realmente de confiança.

Isso porque o processo de negociação do Desenrola exige a definição de um login na conta GOV.BR, e esta conta exige a entrega de documentos pessoais e de uma senha de acesso. Assim, se você precisa de ajuda, será necessário escolher uma pessoa que você confia muito.

  • Procure um Procon

Outra dica importante neste sentido é procurar ajuda de um Procon mais próximo da sua residência. Esta é uma dica importante para o caso de o cidadão não contar com ninguém de confiança.

Mas atenção: neste caso, os agentes do Procon não poderão realizar o processo para você. Eles poderão apenas auxiliar o cidadão para que ele siga os passos de negociação da dívida do Desenrola da maneira correta.

Desenrola: não tem acesso a internet? Veja dicas para negociar a dívida
Cidadão pode pedir ajuda em uma agência do Procon. Imagem: Divulgação/ governo do Pará

Passo a passo do Desenrola

A boa notícia é que o passo a passo para negociar as suas dívidas através do Desenrola não é complexo, e pode ser feito de maneira intuitiva por qualquer pessoa. Veja abaixo:

  • Passo 1: Abra o site oficial do Desenrola Brasil clicando sobre este link;
  • Passo 2: Faça o login na sua conta usando o login do seu perfil GOV.BR;
  • Passo 3: Ao entrar na página, você verá uma lista completa com todas as dívidas que estão registradas em seu CPF;
  • Passo 4: Escolha um banco para realizar a sua negociação. Não é necessário ter uma conta na instituição escolhida;
  • Passo 5: Siga os passos indicados pela instituição, e defina se quer aceitar esta negociação ou não.

Lula demonstra preocupação com Desenrola

Quem  demonstrou preocupação em relação aos números do Desenrola foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em evento recente, o petista elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), mas logo na sequência questionou a falta de procura por parte da população.

“Nós fizemos um programa genial. Se o pessoal que discute Prêmio Nobel de Economia estiver me ouvindo, eles precisam pegar a turma da transição nossa, a turma de transição da minha campanha e a turma do Haddad e dar o prêmio Nobel de Economia porque nada é mais inteligente que o Desenrola”, disse o presidente Lula (PT) em entrevista recente.

“Mas desses 72 milhões (de endividados), só apareceram 10 milhões de pessoas pra fazer a renegociação. E desses 10 milhões,8,7 milhões (negociaram dívidas) de até R$ 100. Então, companheiro Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste), cadê os devedores que não apareceram? Fazendo negociação de até 90% de desconto?”, concluiu Lula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.