Lidar com o descontrole emocional no trabalho é fundamental para manter o equilíbrio em nossas ações e atitudes cotidianas, a fim de atingirmos melhores resultados em nossas atuações. Afinal, quando agimos apenas com a emoção, a tendência é que tenhamos uma visão “embaçada” da situação, fazendo com que a impulsividade se torne um problema.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para lhe ajudar a lidar com aqueles momentos em que as emoções parecem desequilibradas e abaladas. Acompanhe.
Como lidar com o descontrole emocional no trabalho?
Para lidar com o descontrole emocional é preciso, antes de qualquer coisa, saber reconhecer a situação. Muitas vezes associamos o desequilíbrio emocional a algo “ruim” ou de pessoas “fracas”, o que não é verdade.
Esse desequilíbrio pode aparecer em diversas circunstâncias, até mesmo denunciando uma falta de atenção sobre si mesmo. Por isso, quando você percebe que está agindo de maneira impulsiva, fica mais fácil “reverter” a situação. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar:
1- Observe os momentos em que o descontrole emocional no trabalho surge e saiba ouvir as emoções
Quando você perceber que o descontrole emocional no trabalho apareceu, respire fundo e tente analisar tudo o que você está sentindo. Quais são as sensações? Relacionadas com o quê? Em qual circunstância? Você pode, inclusive, anotar as sensações e sentimentos que invadem a sua mente nesse momento, a fim de conseguir nomear o que se passa em seus pensamentos.
Dessa forma você conseguirá perceber, de uma maneira mais clara, até que ponto determinada situação está realmente “fora de controle” ou até que ponto são as suas emoções que estão impactando na sua maneira de agir e pensar.
Lembre-se que durante esse processo de auto percepção você deve cuidar para não agir de maneira rápida e impensada. Se precisar tomar uma decisão, tire uns instantes para pensar e refletir sobre as emoções, antes de tomá-la.
2- Tente enxergar a situação de uma maneira mais racional
Quando você conseguir nomear as suas emoções e perceber o descontrole emocional no trabalho, comece a analisar a situação de maneira mais racional. Observe até que ponto determinada sensação é condizente com o que está acontecendo na realidade. Por exemplo:
- Se você tem sentido um mal-estar intenso por conta de uma apresentação importante, ou um erro que você cometeu, antes de se sentir fora de controle, lembre-se de um momento que viveu algo semelhante.
- Ao relembrar esse momento, perceba que, assim como outros momentos, ele passou e, esse de agora, também passará. Isso ajuda a enxergar de maneira mais racional e equilibrada.
3- Encontre caminhos e possibilidades para lidar com isso
Diante de uma situação de descontrole emocional no trabalho, respire fundo, veja com olhos racionais e comece a ponderar caminhos para lidar com a situação. Ou seja, quando perceber que a emoção está falando mais alto, jamais aja de acordo com a primeira ideia que vier à mente. Mas sim, pondere diversas circunstâncias e situações, a fim de procurar encontrar diversas oportunidades e, em um momento de mais tranquilidade, tomar a decisão mais coerente.
4- Converse com alguém e jamais negligencie as suas emoções
Negligenciar as suas emoções está longe de cogitação. Nem que você apenas anote em um diário, tente sempre externalizar as sensações e emoções que você sente. Isso pode ajudar a “esvaziar” a sua mente e, dessa forma, permitir que você organize os pensamentos. Acredite, falar e se expressar faz a diferença. Experimente!
Veja também: Conflito entre colaboradores: Como lidar com isso? O que fazer?