Descanso Semanal Remunerado (DSR): Aspectos Gerais - Notícias Concursos

Descanso Semanal Remunerado (DSR): Aspectos Gerais

O direito ao Descanso Semanal Remunerado – DSR ou Repouso Semanal Remunerado – RSR foi instituído pela Lei 605/49, regulamentado pelo Decreto 27.048 de 12 de Agosto de 1.949.

Com efeito, o DSR é um direito garantido pela referida lei e pela Constituição Federal em seu art. 7º, inciso XV, ao empregado que não faltar durante a semana sem motivo justificado, ou seja, que tenha cumprido integralmente o seu horário de trabalho na semana.

Podemos dizer que o DSR possui dois reflexos diferentes:

  • Reflexo do repouso pela semana trabalhada: neste, o empregado tem direito ao descanso de um dia na semana (preferencialmente no domingo), por ter cumprido a carga horária semanal sem faltas injustificadas;

  • Reflexo na remuneração sobre os adicionais recebidos: neste, o empregado tem direito ao acréscimo da remuneração sobre os adicionais recebidos durante o mês.

No presente artigo, discorreremos sobre os aspectos gerais do DSR.

 

Descanso (Domingo): Reflexo do Repouso pela Semana Trabalhada

Inicialmente, o Descanso Semanal Remunerado é de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos.

Assim, é garantido a todo trabalhador urbano, rural ou doméstico, sendo, para este último, através do art. 16 da LC 150/2015.

Ademais, para uma grande maioria de trabalhadores, a jornada normalmente é realizada de segunda a sábado ou segunda a sexta, com a folga (DSR) sempre no domingo.

Todavia, há inúmeras situações em que o trabalho é realizado em forma de escala, situação em que a jornada é realizada de domingo a domingo.

Em contrapartida, havendo necessidade de trabalho aos domingos, pode ocorrer desde que previamente autorizados por lei e/ou pelo Ministério do Trabalho.

Neste caso, aos trabalhadores é assegurado pelo menos um dia de repouso semanal remunerado durante a semana.

Com efeito, este descanso deverá coincidir com um domingo a cada período, dependendo da atividade, consoante o que dispõe o art. 386 da CLT.

Além disso, o parágrafo único do art. 67 da CLT dispõe que, nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.

DSR vs Lei 11.603/2007:

Ainda, cumpre salientar o que dispõe a lei 11.603/2007:

  1. Fica autorizado o trabalho aos domingos nas atividades do comércio em geral, observada a legislação municipal, nos termos do inciso I do caput do art. 30 da Constituição Federal;
  2. É permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal, nos termos do inciso I do caput do art. 30 da Constituição Federal;
  3. O repouso semanal remunerado deverá coincidir, pelo menos 1 (uma) vez no período máximo de 3 (três) semanas, com o domingo, respeitadas as demais normas de proteção ao trabalho e outras a serem estipuladas em negociação coletiva.

Assim, as jornadas que exigem trabalhos aos domingos devem obedecer uma Regra Geral, conforme dispõem a Lei 605/49 e o Decreto 27.048/49 e uma Regra Específica.

É o que dispõe a Lei 11.603/2007.

Ademais, independentemente em qual regra o empregado esteja inserido, é importante observar que a concessão da folga (independentemente do dia) não deve ultrapassar 7 dias consecutivos de trabalho.

Caso contrário, estará sujeito a pena de pagamento em dobro, conforme prevê a Orientação Jurisprudencial (OJ) 410 do TST.

Remuneração Normal do Repouso Semanal

Outrossim, nos termos do art. 7º da Lei 605/1949, a remuneração normal do repouso semanal remunerado corresponderá para:

  • os que trabalham por dia, semana, quinzena ou mês: a um dia de serviço, computadas as horas extraordinárias habitualmente prestadas;
  • quem trabalha por hora: à sua jornada de trabalho normal,  computadas as horas extraordinárias habitualmente prestadas;
  • os que trabalham por tarefa ou peça: o equivalente ao salário correspondente às tarefas ou peças feitas durante a semana, no horário normal de trabalho, divididos pelos dias de serviço efetivamente prestados ao empregador.
  • o empregado em domicílio: o equivalente ao quociente da divisão por 6 (seis) da importância total da sua produção na semana.

Por fim, não será devida a remuneração (DSR) quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.

Ainda, salvo cláusula expressa, o acordo de banco de horas não exime o empregado do desconto do DSR em caso de faltas não justificadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?