Desastre Nuclear: Tudo sobre o acidente de Chernobyl

O acidente na Usina Nuclear de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986 e foi o mais grave da história da humanidade em termos nucleares. 

A explosão do reator nuclear acabou liberando uma parcela catastrófica de resíduos nucleares na Ucrânia, Rússia e Belarus. 

O acidente em Chernobyl ficou marcado na história contemporânea e por isso os estudantes devem ficar ligados nesse assunto para as próximas avaliações como vestibulares e Enem. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre!

Explosão em Chernobyl

A explosão do reator que aconteceu na Usina de Chernobyl em 1986, ocasionou a liberação de ao menos 5% de material do núcleo manejado de maneira equivocada por profissionais da usina. 

Por conta disso, dois funcionários morreram logo em seguida e 28 outros nas semanas seguintes por envenenamento, por causa da radioatividade. 

Após a explosão do reator em Chernobyl, mais de 200 pessoas tiveram a contaminação por radioatividade confirmada. Além disso, a população dos países próximos a usina confirmou centenas de casos de câncer de tireoide. 

Para frear a contaminação, o governo soviético acabou transferindo 120 mil pessoas logo após o acidente e posteriormente mais 240 mil indivíduos. 

História da Usina

A Usina de Chernobyl fica localizada a 130 quilômetros de Kiev, na Ucrânia. Além disso, o complexo nuclear é composto por 4 reatores nucleares. 

A construção dos dois primeiros reatores aconteceu na década de 70 e os outros dois na década de 80. Na época do acontecimento da explosão, outros dois reatores estavam em fase de construção. 

A saber, um dia antes do desastre, os profissionais responsáveis pela manutenção do reator 4 da usina, começaram um teste de rotina. 

O teste buscava demonstrar quanto tempo as turbinas demorariam para girar e disponibilizar energia para as bombas de circulação após perder sequencialmente energia elétrica. 

O mesmo procedimento também havia acontecido um anos antes, contudo os profissionais não conseguiram apurar a tensão das turbinas. 

Entretanto,  o reator ficou instável e ocorreu a liberação de uma onda energética. Ela acabou tendo contato com o combustível quente e água que seria utilizada para esfriar a turbina provocando a produção imediata de vapor, tal qual aumentando a pressão. 

A geração de vapor acabou intensa demais, o núcleo foi inundado pela água do resfriamento de emergência, fato que corroborou para primeira explosão, ocorrendo uma outra segundos depois, ocasionando a morte imediata de dois colaboradores. 

Ademais, diversos incêndios começaram após uma série de explosões, liberando combustíveis e material radioativo na atmosfera. 

Segundo o levantamento da época, estima-se que 5 mil toneladas de boro, areia, argila e chumbo acabara lançados no núcleo do reator.  Essa medida foi tomada visando o controle do incêndio, tal qual a liberação de mais material radioativo. 

Consequências

A população local acabou exposta à radiação e por isso mais de 200 mil pessoas acabaram realocadas para outros locais. 

Além disso, diversos problemas de saúde acabaram desenvolvidos por conta do acidente em Chernobyl, principalmente, casos de câncer na tireoide, leucemia e outras formas dessa doença. 

Ademais, os impactos ambientais na região foram severos, impactando diretamente na fauna e flora da região, assim como na economia e na vida dos pequenos produtores. 

A saber, estima-se que os riscos de contaminação podem perdurar por pelo menos 20 mil anos em Chernobyl. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o desastre de Chernobyl?

Não deixe de ler também – Usina Nuclear: O que estudar sobre o tema

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.