O currículo é um documento profissional que deve ser analisado pelo candidato, antes mesmo de ser lançado no mercado de trabalho. Isso porque através da objetividade na construção do seu currículo, você eleva as chances de alcançar uma vaga de emprego que seja correlata ao seu objetivo.Sendo assim, se atente aos detalhes quanto a construção do currículo como um direcionamento profissional.
Demonstre objetividade na construção do seu currículo
Os dados inseridos no currículo devem ser sucintos e atualizados; bem como, a visualização do documento deve ser facilitada. Lembre-se de que o profissional de recrutamento e seleção tem poucos minutos para analisar o seu currículo como um documento destacado dentre tantos outros.
Palavras pertinentes à sua área de atuação
Por isso, é importante também que faça uso de palavras pertinentes a sua área de atuação. Visto que é um ponto atrativo para que o seu currículo seja selecionado. É importante também que você faça uma revisão ortográfica no documento e tenha cuidado para não ficar muito extenso.
Atente-se ao inserir uma foto
Além disso, caso opte por inserir uma foto, escolha uma imagem que transmita uma mensagem profissional, evitando lugares muito atrativos, como festas e viagens, por exemplo.
Procure pontuar situações e resultados
A construção das informações do seu currículo é a base para uma entrevista de emprego. Por isso, você não deve relatar um fato ou uma história inteira no currículo; deve apenas pontuar situações e resultados. Dessa forma, você poderá contar o ocorrido de forma natural durante o processo seletivo.
Respeite a ordem cronológica inversa
Sendo assim, respeite a ordem cronológica inversa quando for descrever a sua trajetória profissional e acadêmica, destacando seus resultados em seus empregos anteriores, que podem ser oriundos de projetos, implementação e sugestões. Além disso, os seus dados pessoais devem ser sucintos e direcionados. Por isso, evite informações excessivas, como dados de documentos e informações sobre filiação, por exemplo.
Resumo ou carta de apresentação
Não menos importante, caso opte por resumir o seu currículo ou realizar uma carta de apresentação, lembre-se de criar uma relação entre as suas habilidades informadas na descrição da sua trajetória e as informações conceituadas no resumo do currículo.
Relação direta ou indireta entre suas habilidades e a descrição de sua trajetória
Visto que essa relação deve ocorrer, ainda que de forma indireta, já que esse é um ponto de atenção para que o seu currículo seja selecionado para que você alcance uma entrevista de emprego que tenha relação com os seus objetivos.