Dar o seu primeiro feedback é motivo para frio na barriga? Saiba que você não está sozinho nessa! Na realidade, muitas pessoas podem ficar ansiosas na hora de dar um feedback, por si só, quem dirá o primeiro.
Afinal, é algo novo, tanto para você, quanto para quem ouve. Por isso, saber como preparar essa conversa é fundamental para construir um bom desenvolvimento com o seu liderado. A seguir você encontra detalhes importantes para isso.
Dicas para dar o seu primeiro feedback
Na hora de dar o seu primeiro feedback você não precisa listar as situações de maneira robotizada. Lembre-se de que, acima de tudo, trata-se de uma conversa que visa o crescimento e desenvolvimento de quem recebe a mensagem.
Sendo assim, parta do pressuposto de que é um café para conversar sobre trabalho. Sem cobranças excessivas, sem acusações e muito menos sem ofensas. Seja respeitoso, pratique a empatia e escute o seu liderado. Tudo isso ajuda na hora de construir uma conversa fluída.
Sendo assim, veja os passos que podem lhe ajudar a atingir esses resultados:
1. Analise a situação com clareza e sem viés pessoal
O primeiro passo é a análise do que aconteceu. Analise com clareza, leveza e sem nenhum tipo de viés pessoal. Apenas se atenha ao que realmente ocorreu, de maneira prática.
Quais foram os resultados? O que foi bom, e ruim? O que poderia ter sido diferente? Quais mudanças deverão ser implementadas?
Esses e outros questionamentos ajudam na hora de analisar o desempenho de um determinado empregado.
2. Liste os “problemas” e as potenciais soluções
Liste os problemas que foram detectados na parte da análise. Faça isso de uma forma sincera e justa, obviamente. Em seguida, procure analisar e apontar quais seriam as potenciais soluções e os melhores caminhos para cada problema encontrado. Isso ajuda na hora de auxiliar o colaborador no seu desenvolvimento profissional.
3. Marque um momento para conversar
Marque um momento para ter uma conversa com o liderado. Na hora de dar o seu primeiro feedback, não vá cair no erro de fazer isso nos corredores da empresa, ok? Pelo contrário: escolha um ambiente confortável e que forneça a privacidade necessária para esse momento.
4. Comece com os fatores positivos e só depois apresente os problemas
No momento em que a conversa estiver acontecendo, siga uma espécie de roteiro: Apresente os fatores positivos, depois os negativos, em seguida os esperados e finalize com um discurso que demonstre o quanto a corporação preza pelo desenvolvimento e crescimento do colaborador.
Depois dessas etapas, torna-se viável seguir o passo abaixo.
5. Tracem metas e mudanças em conjunto
Em conjunto, tracem metas e mudanças que podem ser positivas e promissoras no curto, médio e longo prazo. Deixe que o colaborador fale sobre o ponto de vista dele, além de apresentar quais são as projeções e sonhos que ele mesmo possui.
Afinal, tudo isso pode ser usado na hora de traçar o desenvolvimento e as metas essenciais para o crescimento mútuo.
Pois lembre-se: dar o seu primeiro feedback é algo que visa o crescimento do seu liderado, e não apenas da empresa, certo? Parta dessa ideia e mãos à obra!