O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.
O resultado do ENEM 2023 será divulgado em breve e, dessa maneira, os estudantes querem saber o que podem fazer com a nota. Saiba que existem diversas possibilidades no país, como o SISU, e também no exterior.
Se você está interessado em descobrir como estudar no exterior com a nota do ENEM, confira as informações que separamos para você no artigo de hoje. Vamos conferir!
Como estudar no exterior com a nota do ENEM 2023?
Inúmeras universidades no exterior aceitam a nota do ENEM como parte da candidatura de estudantes brasileiros. É o caso, por exemplo, de instituições nos Estados Unidos, em Portugal, na Inglaterra e na Irlanda.
Ficou curioso? Veja algumas opções de países e universidades para estudar no exterior com o resultado do ENEM.
Estudar fora com a nota do ENEM: Portugal
É claro que Portugal não poderia ficar de fora da lista: mais de 30 universidades portuguesas aceitam a pontuação do ENEM. Contudo, devemos destacar que você as universidades só aceitam o resultado do ENEM caso a prova tenha sido realizada ter há, no máximo, 3 anos antes da sua candidatura.
Veja algumas das instituições que aceitam o ENEM:
- Universidade do Porto;
- Universidade de Lisboa;
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade do Algarve.
Estudar fora com a nota do ENEM: Inglaterra
Além de Portugal, muitas universidades na Inglaterra também aceitam a nota do ENEM, como University of Bristol, Kingston University e University of Oxford.
Contudo, devemos destacar também que a nota do ENEM não é o suficiente para a aceitação nessas instituições: ela será acompanhada por outros elementos da sua candidatura, como nota obtida na prova de proficiências em inglês, histórico escolar e atividades extracurriculares.
Estudar fora com a nota do ENEM: Estados Unidos
Você também pode ingressar em uma universidade americana com a nota do ENEM. A New York University e a Temple University, por exemplo, são duas das instituições dos Estados Unidos que aceitam o exame.
No caso dessas universidades, a nota do ENEM pode ser usada como parte da sua candidatura. Mas, você também será avaliado com base em outros critérios, como as redações (essays) e o seu histórico escolar.
Estudar fora com a nota do ENEM: Irlanda
As universidades da Irlanda também aceitam a nota do ENEM, como a University College Cork.
Mas, fique atento: essa instituição possui alguns critérios específicos para o uso da nota do ENEM, como ter cursado ao menos um ano em uma instituição de nível superior e ter obtido, no mínimo, média de 7.
ENEM 2023: quando o resultado será divulgado?
Conforme o anúncio oficial do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o resultado da prova do ENEM 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro. A data de divulgação das notas foi confirmada pelo Inep na última sexta-feira, 05 de janeiro.
No dia 16 de janeiro, os candidatos que participaram do ENEM poderão consultar as notas obtidas nas cinco provas que compõem o exame. Além disso, os candidatos poderão consultar a nota de redação no dia 16 de janeiro, mas o espelho da prova será divulgado para todos os estudantes no mês de março.
Não sabe como acessar a sua pontuação? Veja o passo a passo a seguir para consultar o resultado do ENEM 2023 no dia 16 de janeiro:
- Acesse a Página do Participante;
- Faça login com o seu número de CPF e autentique o seu usuário;
- Clique em “enviar”;
- Pronto: agora é só conferir as suas notas.