Cursos de Pós-Graduação EAD GRATUITOS no IFPI

IFPI em parceria com a UAB oferece oportunidades de especializações gratuitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) abriu mais de 700 vagas para dois cursos de Pós-Graduação EAD. Esses cursos são totalmente gratuitos e abertos a qualquer pessoa que possua um diploma de nível superior. Assim, os candidatos que tiverem interesse só precisam se inscrever para concorrer a uma vaga.

Quem passar no processo seletivo, começará as aulas, em formato EAD, no primeiro semestre de 2023. Contudo, apesar de ser à distância, os cursos possuem encontros presenciais. Por isso, o aluno precisa ir até o instituto.

Confira mais sobre os cursos de Pós-Graduações EAD no IFPI no artigo abaixo!

Como funciona o processo seletivo?

Os cursos de Pós-Graduação EAD do IFPI são uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e possuem um processo seletivo bastante simples, sem provas. Dessa forma, o candidato só precisa se inscrever no site do IFPI e enviar os documentos necessários, dentro do prazo de inscrição do curso escolhido, para o e-mail da instituição. Este e-mail está disponível no edital,

Contudo, apesar dos cursos serem gratuitos, existe uma taxa de inscrição de R$ 20,00. Portanto, para efetivar a inscrição, além de preencher o formulário online e enviar os documentos, o candidato precisa pagar essa taxa. E, quem passar no processo seletivo, deverá comparecer ao polo presencial para fazer a matrícula. O aluno deverá indicar qual polo presencial prefere no momento da inscrição online.

Quais os dois cursos de Pós-Graduação EAD disponíveis?

O IFPI está com vagas abertas em dois cursos de Pós-Graduação EAD: Especialização em Programação para Dispositivos Móveis e Especialização em Empreendedorismo e Inovação. Para o primeiro, existem 300 vagas, distribuídas em 6 polos. Já para o segundo, existem 450 vagas em 9 polos diferentes.

O curso de Especialização em Programação para Dispositivos Móveis ensina linguagem de programação e suas ferramentas. Assim, o aluno sairá com habilidades para criar aplicativos nos sistemas operacionais de celulares, como o Android. Por sua vez, o curso de Especialização em Empreendedorismo e Inovação ensinará conhecimentos para a área de criação de negócios e soluções inovadoras.

As inscrições para o curso de Programação ficarão disponíveis até o dia 13 de fevereiro. Já para o curso de empreendedorismo, a inscrição acaba um pouco antes, dia 2 de fevereiro. Logo, o candidato precisa se atentar ao cronograma para não perder os prazos de cada curso.

Como funciona o programa de Pós-Graduação?

Os dois cursos de Pós-Graduação EAD funcionam à distância. Contudo, ambos possuem encontros presenciais obrigatórios aos sábados, que ocorrerão de acordo com a necessidade de cada aula. Portanto, o interessado em um dos cursos precisa ter disponibilidade de comparecer nessas aulas. Elas ocorrerão no polo que o aluno escolheu na hora da inscrição.

Ambos os cursos possuem duração de 18 meses, ou seja, um ano e seis meses, com início no primeiro semestre de 2023. Cada um dos dois cursos possui seu próprio edital. Assim, as informações como quais polos possuem vagas, quais documentos são necessários e como acompanhar a inscrição estão nos respectivos editais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.