A internet, hoje em dia, é indispensável para a maioria das atividades cotidianas e das atividades de trabalho. Dessa forma, existem muitas vagas de emprego nas áreas relacionadas à internet. Por isso, o curso de Analista de Redes em computadores é muito interessante.
Esse curso é oferecido, de forma gratuita pelo, SENAI. Assim, é possível aumentar a sua qualificação e conseguir trabalho melhor. Isso, sem gastar nada. Contudo, não são todas as pessoas que podem se inscrever nele. Existem algumas regras.
Confira mais sobre o curso gratuito de Analista de redes em computadores no artigo abaixo!
O que faz esse profissional?
O curso de Analista de Redes em computadores capacita o profissional para garantir a qualidade e a eficiência da rede de uma empresa. Assim, o analista de rede ajuda organizar a infraestrutura da área de rede de um estabelecimento. Ele analisa quais softwares e quais sistemas operacionais serão melhores para a atividade da empresa. Além disso, ele calcula quantos equipamentos serão necessários e quais os melhores pontos de instalação deles.
Outra atividade, que esse profissional pode desenvolver, é na segurança do sistema. Isso porque esses analistas sabem trabalhar com softwares de defesa e testar os pontos mais vulneráveis das redes.
Por fim, esse profissional também é responsável pela manutenção da rede. Garantindo que a infraestrutura está em boas condições de funcionamento e que os dados da empresa estão protegidos. Isso diminui as chances de ataques hackers.
Como funciona e quem pode se inscrever no curso?
O curso de Analista de Redes em computadores é oferecido por várias unidades do SENAI de Goiás, que podem ser conferidas no site oficial. Ele possui um formato semipresencial, sendo que 80% do curso é totalmente online e 20% dele é presencial.
Contudo, esses encontros presenciais não são obrigatórios e eles devem ser marcados pelo próprio aluno. Isso pode ser feito de forma online ou pelo telefone. Entretanto, o agendamento precisa possuir, no mínimo, 15 dias de antecedência. O curso possui uma carga horária total de 160 horas e pede os seguintes pré-requisitos:
- Ter, no mínimo, ensino médio incompleto.
- Precisa de acesso à internet.
- Ter, no mínimo, 15 anos.
- Ser uma pessoa considerada como baixa renda.
Como realizar a inscrição?
A inscrição é feita de forma online através do site do curso Analista de Redes em computadores do SENAI Goiás. Essa inscrição funciona como uma pré-matrícula, sendo necessário que o aluno declare ser de baixa renda e mande os documentos:
- Documento de identidade com foto.
- CPF (se a identidade já tiver, não precisa mandar separado).
- Comprovante de escolaridade pedida no curso.
- Comprovante de endereço.
No caso de alunos menores de idade, o responsável, também, precisa enviar os documentos.
Após isso, o SENAI avaliará os documentos enviados e, caso esteja tudo certo, o aluno receberá um e-mail confirmando a matrícula e o seu login. Esse processo, que finaliza a matrícula, dura até 7 dias. Caso exista algo errado com os documentos, o próprio SENAI entrará em contato.