Cursinho pré-vestibular gratuito da UFSC Blumenau recebe inscrições

O cursinho pré-vestibular ofertado gratuitamente pelo Campus Blumenau da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está com inscrições abertas para a formação de novas turmas. De acordo com o cronograma, as inscrições para o Pré-UFSC 2023 seguem abertas até o dia 13 de julho de 2023

Conforme as orientações do cursinho, os interessados deverão se inscrever de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 

Pré-UFSC 2023: Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever no Pré-UFSC 2023 os estudantes que cursaram ou estão terminando o Ensino Médio ou técnico em escolas públicas de Santa Catarina (cidade de Blumenau e região).

O cursinho não vai aceitar inscrições de alunos da rede particular, mesmo que cursem através de bolsa integral. Além disso, é pré-requisito para participar do pré-vestibular da UFSC não estar matriculados em cursinho preparatório particular para vestibular.

O Pré-UFSC visa preparar estudantes de baixa renda para as provas dos vestibulares tradicionais e para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

UFSC de Blumenau recebe inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito
Cursinho pré-vestibular gratuito da UFSC Blumenau recebe inscrições – Imagem: Pré-UFSC – Reprodução

Resultado e aulas do Pré-UFSC Blumenau

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado, com a lista de aprovados, está prevista para o dia 27 de julho, a partir das 15h. Além disso, a equipe do cursinho preparatório entrará em contato com os selecionados para agendar as matrículas.

Ainda segundo o cronograma, as aulas do cursinho Pré-UFSC de Blumenau terão início no dia 12 de agosto. Os estudantes terão aulas no período matutino de conteúdos que cairão no Vestibular da UFSC 2024 e no Enem 2023.

Além das aulas, o Pré-UFSC 2023 oferecerá aos alunos diversas outras atividades como simulados, oficinas de orientação profissional e oficinas de leitura, interpretação e produção de texto.

O cursinho também disponibilizará material didático próprio e monitoria para que os alunos possam esclarecer dúvidas. Acesse o site do Pré-UFSC Blumenau para mais detalhes.

Vestibular UFSC 2024

A UFSC já divulgou as principais datas do Vestibular 2024. De acordo com a Coperve (Comissão Permanente do Vestibular), as inscrições para essa edição do processo seletivo serão abertas no mês de setembro de 2023. Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas de forma virtual. 

Tradicionalmente, as provas do Vestibular UFSC acontecem em uma única etapa. A aplicação das provas do Vestibular 2024 está marcada para os dias 9 e 10 de dezembro de 2023. Os candidatos responderão a uma prova objetiva sobre conteúdos referentes aos componentes curriculares do Ensino Médio, além de uma prova de redação em Língua Portuguesa. 

Obras literárias

A universidade também já divulgou a lista de obras literárias cuja leitura é recomendada para o Vestibular 2024. Confira a seguir a relação de obras obrigatórias!

  • Úrsula –  romance de Maria Firmina dos Reis;
  • Torto Arado – romance de Itamar Vieira Júnior;
  • A alma encantadora da ruas – crônicas de João do Rio;
  • Velhos – contos de Alê Motta;
  • O ano em que meus pais saíram de férias – roteiro de Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert;
  • O mez da gippe – romace experimental de Valêncio Xavier.

Além de publicar a lista de obras, a Coperve divulgou observações importantes quanto ao estudo dessas obras para o Vestibular.

Nesse sentido, a Comissão recomenda a leitura integral das obras e informa que o conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros.

Além disso, a Coperve ressalta que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra.

Leia também IFPR abre inscrições para o Processo Seletivo 2023/2, com a oferta de mais de 6 mil vagas; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.