É importante para o candidato que construa um currículo que direcione a sua carreira profissional. Por isso, a assertividade e a objetividade são fatores primordiais para a elaboração do seu documento profissional.
Currículo: o destaque objetivo do profissional na era digital
A empregabilidade não é estática e os fatores econômicos refletem diretamente na maneira (e frequência) como as empresas contratam e demitem. Por isso, o candidato deve construir um currículo para que possa se destacar de maneira ativa, considerando a elevação do volume de excelentes profissionais disponíveis no mercado atual.
Dados pessoais
Para que o seu currículo se destaque é relevante que você coloque as informações de forma sucinta e objetiva. Sendo assim, destaque suas informações pessoais pela assertividade, evitando inserir muitos números de telefones para contato, bem como, não informe dados referentes à documentação pessoal, como RG e CPF, por exemplo.
Objetivo
O seu objetivo é um ponto de grande valia para a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Sendo assim, deixe claro qual é o seu cargo, a sua área de atuação e a hierarquia atual. Por exemplo: gerente de análise de mercado; analista de franquias; assistente de mídias sociais; auxiliar de compras etc.
Escolaridade
A descrição referente a sua escolaridade deve ser direcionada. Sendo assim, é importante que você destaque cursos dos quais possa comprovar através de certificados; bem como você deve informar a previsão de término de cursos em andamento.
Experiência profissional
A sua experiência profissional deve ser destacada de maneira produtiva, positiva e assertiva. Por isso, informe o nome da empresa pela qual você passou e o seu período de atuação dentro da organização. Faça apontamentos sobre a sua principal atividade exercida. Dessa forma, você estará criando um caminho para que o seu currículo se torne atrativo e seja melhor explorado durante uma entrevista de emprego.
Não coloque narrativas extensas no currículo
Caso seja possível, utilize termos pertencentes a sua área de atuação. Além disso, é importante destacar que, caso você construa uma narrativa integral no seu currículo, correrá o risco de ter o seu material descartado, já que a visualização confusa e extensa inviabiliza a continuidade do candidato no processo seletivo.
Atualize o LinkedIn
Além dos pontos citados, é cabível que o candidato mantenha o seu currículo atualizado nas plataformas online. Sendo assim, ferramentas como o LinkedIn são de grande valia para que o candidato consiga alcançar seus objetivos profissionais dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.