O currículo do candidato deve ser construído de maneira organizada e direcionada, considerando a necessidade do mercado por profissionais organizados, resilientes e focados.
O mercado atual é dinâmico e inconstante e essa inconstância impacta diretamente o fluxo de contratação das empresas. Por isso, o recrutamento e seleção das empresas ocorre de maneira cada vez mais tecnológica e dinâmica, atendendo a necessidade atual e as mudanças intangíveis que ocorrem o tempo todo no mercado na era digital.
O currículo do candidato deve ganhar destaque pela assertividade e pela objetividade quando da sua elaboração. Sendo assim, é cabível ao candidato que direcione a sua retomada ao mercado de trabalho, considerando que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para uma análise inicial. Por isso, construa um currículo atrativo, dinâmico e objetivo.
Os dados pessoais devem ser inseridos de maneira sucinta. Sendo assim, evite informações desnecessárias, como números referentes a documentos ou dados de filiação, por exemplo.
Destaque o seu objetivo de maneira direta. É importante que preze pela informação sobre o seu nível hierárquico dentro da sua área de atuação, considerando o seu último cargo. Por exemplo: gerente de processos; analista de marketing digital; assistente de vendas; auxiliar de logística etc.
No que tange a sua trajetória profissional, é aconselhável que você informe o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período de atuação. Não é viável que insira no currículo uma narrativa concreta. Por isso, faça pequenos apontamentos sobre suas atividades exercidas em seus empregos anteriores.
Lembre-se de que o seu currículo será explorado futuramente, por isso, não é o momento de você poluir a visualização do documento com dados que não serão analisados em sua totalidade.
Destaque a sua carreira acadêmica de maneira orgânica e informe cursos concluídos e cursos em andamento. Não menos importante, preze pela ordem cronológica inversa quando da elaboração do seu currículo, considerando os dados mais atualizados.
Por fim, atualize o seu perfil do LinkedIn. Visto que o LinkedIn é uma ampla ferramenta de recrutamento e seleção que pode ser importante para elevar positivamente a sua visibilidade profissional.
Sendo assim, na condição de candidato, é aconselhável que faça adaptações dos pontos citados e direcione o seu currículo no mercado de trabalho, considerando que ele seja atrativo através da objetividade das informações. Dessa forma, poderá explorar positivamente o seu currículo durante uma futura entrevista de emprego.