O currículo do candidato é um documento que deve ser direcionado para que alcance seus objetivos profissionais em longo prazo.
A elaboração do currículo na era digital requer o direcionamento de sua trajetória e a definição de seu objetivo no mercado. Já que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma avaliação inicial. Por isso, para que o currículo seja atrativo, ele deve ser direcionado.
Destaque seus dados pessoais de maneira objetiva, priorizando meios de contato. Sendo assim, não insira dados desnecessários, como números referentes ao seu RG, CPF, CNH ou dados de filiação, por exemplo.
O seu objetivo deve ser claro e direto, contudo, é possível que informe o seu cargo dentro da sua área de atuação, respeitando a hierarquia. Por exemplo: gerente de relacionamento com o cliente; analista de contratos; assistente de atendimento ao cliente; auxiliar de logística etc.
A descrição de sua trajetória profissional deve ser feita de maneira resumida. Lembre-se de que esse é um ponto importante para a avaliação da empresa. Por isso, é importante que informe o nome das organizações nas quais trabalhou e o período de sua atuação.
Além disso, quanto às atividades exercidas, elas devem ser resumidas, já que o currículo é um documento que será explorado durante uma entrevista de emprego. Portanto, não é cabível que insira uma narrativa concreta durante a elaboração do currículo.
A escolaridade deve seguir a mesma lógica e objetividade dos demais campos do currículo. Sendo assim, informe cursos concluídos e cursos em andamento.
Além disso, atualize seu perfil no LinkedIn, já que ao atualizar o seu perfil o candidato eleva sua visibilidade profissional de forma orgânica. Visto que o LinkedIn é uma ferramenta amplamente utilizada no processo de recrutamento e seleção de diversas empresas, sendo um diferencial para a sua trajetória profissional.
Não menos importante, caso o candidato queira resumir o seu currículo, é viável que crie algum tipo de relação entre suas habilidades comportamentais e suas atividades exercidas em seus empregos anteriores, ainda que essa relação ocorra de forma indireta, já que esse é um ponto de avaliação para a coerência do currículo durante o processo de seleção.