Currículo: dicas para construir um documento atrativo e organizado

Currículo: dicas para construir um documento atrativo e organizado

Confira algumas dicas para construir um currículo atrativo e organizado e eleve suas chances de sucesso profissional. Veja detalhes!

A construção do seu currículo requer direcionamento e assertividade. Por isso, na condição de candidato, você deve se atentar a alguns fatores pertinentes para que elabore um documento profissional que seja atrativo, direcionado e organizado.

Currículo: dicas para construir um documento atrativo e organizado

O currículo é uma vitrine profissional para o candidato, por isso, é relevante que você conceitue sua construção como uma maneira de colocar positivamente os seus pontos profissionais de modo atrativo. Dessa forma, você poderá alcançar uma vaga de emprego que seja correlata aos seus objetivos em longo prazo.

Objetividade e coerência 

O destaque do currículo deve ocorrer pela sua objetividade e coerência durante sua construção, considerando fatores diretos e indiretos. Sendo assim, você deve se atentar para que a visualização do documento esteja de acordo com a organização necessária para que o seu currículo não seja descartado, sem que seja devidamente lido.

Evite excessos

Evite informações excessivas e faça uma revisão ortográfica no seu documento profissional, de modo que se certifique de que não falte  pontuação e não insira narrativas extensas, visto que são pontos que desorganizam a visualização do documento. Além disso, é importante que você destaque o seu conhecimento de modo resumido. Lembre-se de que o currículo é um documento que será melhor explorado durante uma entrevista de emprego.

Dados pessoais

Os seus dados pessoais devem estar atualizados e sem informações excessivas. Por exemplo, não coloque números referentes aos seus documentos pessoais, como RG e CPF e nem informe dados de filiação.

Objetivo

O seu objetivo precisa ser o mais claro possível. Geralmente, cabe ao candidato inserir a sua área de atuação, considerando o seu nível hierárquico atual. Por exemplo:  gerente de equipe comercial; assistente de marketing digital; analista de processos; auxiliar de projetos etc.

Experiência profissional

A sua descrição profissional requer objetividade. Por isso, faça apontamentos relevantes dentro da sua área de atuação, e, se possível, utilize termos pertinentes à sua rotina de trabalho. Além disso, coloque as informações sobre as empresas pelas quais você passou e o período de sua atuação em cada uma delas.

Escolaridade

A sua escolaridade requer que você descreva seus cursos concluídos e cursos em andamento, sempre colocando a previsão de término dos cursos em andamento e a modalidade de ensino. Haja vista que é pertinente na era atual que você informe se estudar de maneira online e presencial.

Ordem cronológica inversa

Não menos importante, as descrições devem seguir a ordem cronológica inversa dos fatos para que você destaque organicamente aos dados mais atualizados.

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