O currículo do candidato é um documento profissional que pode direcionar a sua carreira para que alcance seus objetivos em longo prazo. Por isso, a sua elaboração deve ser feita considerando o equilíbrio nas informações.
Sendo assim, a construção do currículo deve ser feita de uma maneira direcionada e não deve ser um documento muito extenso, porém, nem demasiadamente sucinto. Por isso, o equilíbrio nas informações e o direcionamento da sua experiência profissional são fatores primordiais para o sucesso e o destaque orgânico do currículo.
Dessa forma, destaque seus dados pessoais considerando que estejam atualizados, bem como atente-se para que não insira um endereço de e-mail que contenha palavras ofensivas ou diminutivas. Visto que todos os dados do currículo corroboram, direta e indiretamente, à sua imagem profissional.
Por conseguinte, o objetivo deve ser sucinto e direto. Geralmente, é cabível informar a sua área de atuação e o nível hierárquico. Por exemplo: analista de marketing digital; gerente de vendas; assistente de análise de crédito; auxiliar de escritório etc.
A descrição da sua trajetória profissional é um ponto de grande valia. Já que é uma das principais análises que o profissional de recrutamento e seleção realiza para que você receba o convite para uma entrevista de emprego.
Por isso, atente-se à construção das informações, de maneira que você insira os pontos e fatos importantes de suas experiências. Além disso, utilize palavras que sejam pertinentes à sua área de atuação e respeite a ordem cronológica inversa dos fatos. Ou seja, priorize os dados atuais.
Da mesma forma, você deve realizar a construção das suas informações sobre a sua escolaridade. Caso você estude, é relevante que informe a previsão de término do seu curso e modalidade do ensino, ou seja, se você estuda de forma presencial ou online.
Algumas pessoas optam por um resumo de currículo. Sendo assim, caso você queira informar um resumo, crie algum tipo de relação entre as suas habilidades e competências descritas no resumo e os dados descritos na sua trajetória profissional.
Pois, essa relação deve existir, ainda que seja indireta. Da mesma maneira, caso você queira colocar uma foto, opte por uma imagem que chame a atenção positivamente e não desfoque o profissionalismo do documento por meio de muitas cores ou ambientes festivos. Certamente, esses são cuidados que fazem diferença para que o seu currículo seja escolhido de maneira natural, de modo que seja um direcionamento para a sua carreira.