Empregos

Currículo: a vitrine profissional do candidato

O currículo é um documento profissional que deve ser considerado dentro do mercado de trabalho como uma espécie de vitrine profissional do candidato.

Currículo: a vitrine profissional do candidato

Por isso, na condição de candidato, você deve elaborar seu currículo de forma assertiva, considerando muitos fatores para que o seu documento profissional se torne atrativo, organizado e sucinto.

Preze pela organização e pela ordem cronológica inversa no currículo

É importante para o candidato direcionar o seu currículo de forma assertiva. Por isso, a organização da visualização do documento é de extrema valia; já que através de um documento bem elaborado, você pode receber o convite para uma entrevista de emprego que seja de seu interesse profissional.

Aponte situações específicas

Evite informações excessivas no currículo. Sendo assim, não insira narrativas concretas ou situações muito específicas. Lembre-se de que o currículo será explorado futuramente, por isso, ele deve conter apontamentos relevantes.

Destaque suas informações de forma sucinta

Informe seus dados pessoais de maneira objetiva. Não insira muitos números referentes aos seus documentos ou dados de filiação, por exemplo.

Objetivo – cargo, hierarquia e área de atuação

No que tange ao seu objetivo, é relevante que você  informe o cargo, hierarquia e área de atuação profissional. Por exemplo, auxiliar de logística; assistente de vendas; analista fiscal; gerente de relacionamento com o cliente etc.

Experiência profissional

A sua descrição profissional, no que tange a sua trajetória, deve ser feita em ordem cronológica inversa. Sendo assim, priorize os dados mais atuais. Informe o nome das empresas pelas quais você passou e os respectivos períodos de sua atuação. 

Destaque o seu currículo pela objetividade

Faça apontamentos sobre suas atividades, já que o currículo será explorado durante a entrevista, de modo que você poderá direcionar seus valores profissionais. Além disso, caso seja possível, utilize termos pertinentes a sua área de atuação.

Carreira acadêmica – cursos concluídos e cursos em andamento

A sua escolaridade deve ser objetiva. Informe cursos concluídos e cursos em andamento, destacando o nome da instituição e o período estudado ou a data de previsão de término do curso.

Direcione o seu perfil no Linkedin e eleve suas chances de sucesso profissional

Caso você tenha um perfil no Linkedin, é importante que você atualize-o; bem como, caso você não tenha, é relevante pensar em fazer uso dessa ferramenta; já que o Linkedin é utilizado por diversas empresas e pode ser de grande valia para elevar positivamente a sua visibilidade profissional.