O seu currículo é um documento profissional e deve ser construído com base no seu histórico profissional de modo direcionado. Haja vista que um currículo desorganizado tende a ser destacado sem que seja devidamente analisado.
A urgência do mercado de trabalho atual reflete alteração no fluxo de oferta e demanda, resultante de todos os fatores externos que impactam a economia. Por isso, o candidato de uma empresa na era digital deve acompanhar esse fluxo, sendo objetivo durante a construção do seu currículo.
É importante destacar os dados pessoais de maneira objetiva. Por isso, o candidato não deve informar o número do seu RG ou CPF, por exemplo.
Além disso, não informe dados de filiação e excessos de contatos telefônicos, visto que podem ser prejudiciais para a primeira análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção.
O seu objetivo deve ser claro e sucinto. Informe a sua área de atuação considerando o seu cargo e nível hierárquico. Por exemplo: assistente de marketing digital; auxiliar de vendas; analista de faturamento; gerente de equipe de loja etc.
A sua descrição profissional requer objetividade e assertividade. Sendo assim, faça apontamentos sobre suas principais atividades exercidas nas empresas pelas quais você passou; ao passo que também você deve inserir o período de atuação em cada uma delas.
Da mesma forma, você deve informar a sua escolaridade considerando a sua formação acadêmica e informando sobre cursos que estejam em andamento. A ordem cronológica inversa deve ser considerada pelo candidato para que ele mantenha o seu currículo atualizado organicamente.
Não menos importante, é viável para o candidato que mantenha o seu perfil profissional no LinkedIn atualizado, considerando que o LinkedIn é uma ampla ferramenta para o processo de recrutamento e seleção.
Certamente, essas dicas podem ser adaptadas, porém, são pontos importantes para uma primeira análise feita durante o processo seletivo. É relevante para o candidato que verifique a ordem das informações, a organização dos dados e evite excessos na construção do seu currículo. Dessa forma, poderá se colocar positivamente no processo seletivo e elevar suas chances de sucesso profissional.