Centenário de Clarice Lispector: Saiba mais sobre a escritora

Clarice Lispector é uma das mais importantes escritoras da história da literatura brasileira. Um dos nomes mais importantes do modernismo, Lispector é autora de obras como A hora da estrelaLaços de família, A Paixão G.H. e Felicidade Clandestina. De origem ucraniana, a escritora chegou ao Brasil antes de completar dois anos. Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920. Desse modo, neste ano se comemora o seu centenário.

Filha de judeus, o nome de batismo da escritora é Haya Pinkhasovna Lispector, no entanto, ao chegar ao Brasil, recebeu um novo nome para evitar a perseguição religiosa. Os seus pais vieram de uma pequena vila ucraniana, fugindo Guerra Civil Russa (1918-1920). Desse modo, chegaram ao Brasil em 1921 e estabeleceram domicílio em Recife, de modo que a escritora se considerava pernambucana. Posteriormente, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde enfrentou dificuldades financeiras.

Carreira e obras

Foi também no Rio de Janeiro que Lispector se formou em Direito, no entanto, não chegou a exercer a profissão por discordar de princípios da área. Assim, após a morte de seu pai, em 1940, ela passa a se dedicar à carreira de jornalista, na qual podia desenvolver sua paixão pela escrita. Chegou a atuar como redatora e repórter na Agência Nacional, no Correio da Manhã e no Diário da Noite.

Três anos depois, casou-se com um diplomata com quem teve dois filhos e, por conta da profissão do marido, a escritora passou muitos anos fora do Brasil, tendo vivido em países como Itália, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos. Ela voltou a se estabelecer no Brasil com os filhos em 1959, quando se divorciou.

Clarice publicou seu livro de estreia aos 23 anos. Perto do Coração Selvagem, publicado em 1944 foi seu primeiro romance e retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência. Foi por meio desse livro que Clarice expôs seu estilo inconfundível e íntimo de escrita. Desse modo, logo na estreia, a escritora teve ótima recepção entre leitores e críticos. Uma das facetas pouco conhecidas dela é a de pintora, apesar de não se considerar uma pintora profissional, Clarice pintou diversas telas ao longo de sua vida.

A escritora faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, na véspera de seu aniversário de 57 anos, em um hospital do Rio de Janeiro, vítima de um câncer, deixando uma vasta obra entre contos, crônicas, romances e até livros de literatura infantil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.