Documentários para entender as culturas indígenas
O território brasileiro passou por diversas transformações desde a chegada dos colonizadores. No entanto, por aqui já viviam vários povos, com diferentes culturas e que em sua maioria foram dizimados, inclusive diversas culturas indígenas.
Mesmo após séculos passados as batalhas não acabaram, acabaram tornando-se de forma velada ou não. Nesse contexto, os indígenas ainda continuam lutando por terem direito a um espaço e reconhecimento no país.
As culturas indígenas poderão aparecer em provas de concursos públicos, vestibulares, assim como no Enem. Por isso, vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Dicas de documentários sobre culturas indígenas
Veja as dicas de documentários sobre culturas indígenas que separamos para você:
Ex-Pajé (2018)
O documentário busca despertar a reflexão sobre como ocorre o extermínio da cultura de um povo.
Além disso, também demonstrar como trata-se a desigualdade social no Brasil, tal qual a realidade de índios que viviam em uma tribo na Amazônia.
No entanto, devido a diversas invasões de terras eles foram perdendo sua identidade.
Piripkura (2017)
O documentário conta a história de dois sobreviventes do povo indígena Piripkura que vivem em uma área protegida no Mato Grosso.
Sobrevivendo cercados por fazendas, eles vivem com um machado e uma pequena tocha que foi acesa pela última vez em 1998.
Por fim, para que a área continue sendo protegida a cada dois, deve-se ter uma expedição da FUNAI “Fundação Nacional do Índio” para assegurar que os dois índios continuam vivos.
500 almas (2004)
O documentário conta como funciona o processo de reconstrução da memória e identidade dos índios Guatós do Mato Grosso do Sul.
A saber, eles foram dizimados por bandeirantes no século 18, tal qual pela gripe, tuberculose e varíola. Dessa maneira, foram considerados extintos por quatro décadas, até serem redescobertos na cidade de Corumbá (MS).
Segredos da Tribo (2013)
O filme conta os primeiros relatos de estudos feitos por especialistas com índios ianomâmis, na parte venezuelana da Floresta Amazônica.
Contudo, na década de 60 os antropólogos teriam cometido diversos abusos sexuais, assassinatos e violações médicas contra o povo indígena.
E então, gostou das dicas de documentários sobre as culturas indígenas?
Não deixe de ler também – Estudantes estimam efeitos da pandemia na população indígena brasileira.