A busca por uma alimentação mais saudável, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Isso por sua vez, acaba impulsionando, cada vez mais, os negócios que optam por esse ramo de atividade.
Aliás, o principal conceito dessa nova tendência alimentar é oferecer refeições rápidas e com ingredientes saudáveis, algo que já comum no cardápio dos americanos e europeus. No Brasil, vem ganhando espaço e adeptos ao longo das últimas décadas, trazendo uma proposta de bons resultados, tanto para o investidor, quanto para o consumidor.
Alimentação saudável: o que é o fresh food?
A base de uma alimentação realmente saudável inclui: frutas, verduras, hortaliças, cereais integrais e raízes. Portanto, as pesquisas mais recentes sobre o tema no Brasil, mostram um aumento, ainda modesto, no consumo desses itens pela população.
No entanto, é importante observar que o Brasil é um país onde a oferta de produtos naturais e frescos é bastante variada e atrativa. O que deve impulsionar ainda mais, esse ramo de atividade, pelos próximos anos.
Os alimentos funcionais, são aqueles que trazem benefícios para a saúde. Isto é, que vão além dos nutrientes básicos e essenciais ao bom funcionamento do corpo, tais como, os alimentos citados acima.
Eles entram no cardápio por quem busca tanto uma alimentação mais saudável, como também uma melhora considerável na qualidade de vida. Afinal, isso impacta diretamente na saúde e bem estar do indivíduo.
Além de nutrientes necessários, para a boa funcionalidade do corpo, esses alimentos também proporcionam uma série de benefícios para a saúde prevenindo doenças graves. Então, segundo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) o seu consumo diário, deve ter, pelo menos, 400 gramas de frutas, legumes e verduras.
Infelizmente, no Brasil ainda não conseguimos atingir essa marca. Porém, o número de pessoas que buscam, por uma alimentação mais saudável, funcional e equilibrada, vem crescendo bastante nos últimos anos, especialmente por mulheres das classes A e B.
Comportamento do consumidor e fresh food
Pelos recentes estudos de comportamento do consumidor, no quesito de alimentação saudável, as mulheres têm um maior consumo desses itens em comparação com os homens. Na verdade, isso só mostra, que as mulheres de modo geral, se preocupam mais com sua saúde e bem estar do que os homens. Ou seja, o público alvo, desse ramo de atividade, já está mais ou menos definido. Porém, há ainda muito caminho pela frente e a busca pela conquista de mais adeptos deve ser uma constante de qualquer empreendimento.
Pensando em tudo isso, as empresas que oferecem fresh food, buscam oferecer produtos práticos, rápidos e frescos para seus clientes, tais como: sucos funcionais, sanduíches naturais e integrais, comidas veganas. Além disso, inclui muitas vezes no cardápio, opções sem glúten e sem lactose para quem tem restrições alimentares, entre outras. Por fim, sempre mantendo o conceito da alimentação funcional.
Seguindo a tendência de alimentação saudável
O conceito que a culinária fresh food traz, nada mais é do que, oferecer alimentos saudáveis e frescos para sua clientela. O Brasil, que segue essa tendência de alimentação saudável, vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos.
A culinária fresh food é uma excelente alternativa, para quem deseja entrar no ramo de alimentação, de forma diferenciada, inovadora e com uma opção bem atrativa, para um público mais seleto e específico.
Como dito acima, especialmente mulheres das classes A e B, e pessoas com restrições alimentares. Pois, estes são dois públicos que muitas vezes buscam essas opções no mercado e não encontram com tanta facilidade.
Esse segmento é atualmente bem específico. Ademais, vem crescendo muito nos últimos anos, em paralelo com a grande preocupação dessas pessoas. Que consiste em encontrar produtos naturais, mais saudáveis e que possa garantir uma dieta equilibrada e regular.
Alia-se a isso o fato, de que algumas pessoas, muitas vezes precisam comer fora de casa. Portanto, não conseguem fazer o preparo de seu próprio alimento na própria casa para levar, e acabam optando por estabelecimentos que oferecem esse tipo de cardápio. Outras vezes, optam simplesmente pela praticidade e comodidade de comer fora de casa regularmente.
Variedade de produtos ofertados pode ser um grande diferencial
Um dos pontos mais importantes para quem deseja investir nesse ramo de fresh food, além claro, se ofertar sempre produtos frescos e saudáveis, é conseguir manter uma variedade de produtos no cardápio que seja atrativa para o público que se deseja atender.
Por isso, é importante entender bem o público alvo e suas necessidades. Tudo isso, vai tornar o negócio sustentável e com boa lucratividade.
Estabelecimentos que já trabalham no ramo de alimentação, também podem oferecer um cardápio alternativo e funcional, para atrair essa clientela mais seleta. Para isso, a melhor estratégia é fazer pesquisa de mercado com antecedência, para entender bem sua clientela e quais são as suas necessidades. Além disso, elaborar um cardápio que seja realmente atrativo e caprichar nas campanhas de marketing para atrair novos clientes, são receitas para o sucesso.