O Caixa Tem é um dos apps mais fraudados do país neste momento. É o que mostram os resultados obtidos e divulgados pela Polícia Federal (PF). As informações são divulgadas mensalmente e deixaram o Governo Federal preocupado com a quantidade de tentativas de golpes na plataforma.
Em relatório divulgado no último dia 18 de maio, a empresa de segurança Psafe aponta ainda que mais de 2 milhões de tentativas de golpes com apps foram realizadas no Brasil entre os meses de janeiro e abril deste ano. Este número considera apenas a quantidade de fraudes que não foram concluídas por causa da solução desenvolvida pela empresa, a dfndr enterprise.
Os dados da PF mostram que o Caixa Tem é um dos principais alvos de golpes neste momento. A aplicação disponibilizada oficialmente é totalmente segura. No entanto, criminosos montam novos apps semelhantes e oferecem para download no sistema das lojas de aplicações de celulares neste momento.
Segundo a PF, os criminosos infiltram softwares quase idênticos aos oficiais nas lojas de compras de app. A prática confunde a cabeça do cidadão em algumas oportunidades.
De posse dos dados, os criminosos encontram mais facilidade para aplicar o golpe propriamente dito. Eles podem, por exemplo, realizar transferências, fraudar programas sociais em nome da vítima, e até mesmo solicitar empréstimos e créditos sociais de bancos. Há, portanto, uma preocupação com o processo.
Como as lojas de app permitem a prática?
Diante da situação, alguns cidadãos podem se perguntar como as lojas de aplicativos permitem que falsos apps entrem no sistema e estejam disponíveis para download tão facilmente. A explicação pode ter várias camadas.
A própria PSafe explica que as empresas de venda de aplicativos como Google e Apple possuem as suas próprias políticas de segurança para evitar que as fraudes aconteçam. Entretanto, mesmo o filtro não é capaz de impedir todas as tentativas.
“Os cibercriminosos sabem como burlar as checagens e ficam tentando dezenas de vezes até conseguirem inserir o app malicioso na loja. Também existem lojas não oficiais, que podem conter malwares”, afirma a assessoria.
O Caixa Tem
Quer fazer o download do Caixa Tem? Não é preciso ter medo. Como dito, o app original não oferece nenhum tipo de risco para golpes. No entanto, o cidadão precisa se certificar de que baixará apenas o aplicativo oficial.
Para identificar o aplicativo correto, o cidadão precisa ir até a loja de apps e pesquisar o termo Caixa Tem. Logo depois, ele pode instalar o app que conta com um fundo verde e azul, um rosto piscando e a logo da Caixa logo atrás. Veja abaixo:
Note que o app oficial é desenvolvido pela própria Caixa Econômica Federal, conta com mais de 100 milhões de downloads e mais de 4 milhões de avaliações no sistema da App Store. Os apps oficiais registram números mais robustos.
Erramos
Na matéria publicada no último dia 26 de maio, afirmamos que a empresa de segurança Psafe foi a responsável pela pesquisa que apontava que o Caixa Tem como um dos apps mais fraudados do país. A instituição que faz a afirmação, no entanto, é a Polícia Federal (PF), que se baseia nos números de denúncias recebidas nos últimos meses.
Pelo erro, pedimos desculpas.