Em muitos casos, para ter acesso a benefícios o cidadão precisa ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O registro costuma ser pré-requisito para participar de iniciativas como o Auxílio Brasil e Auxílio Gás, por exemplo.
Por sua importância, os brasileiros precisam ter muita atenção para evitar uma possível exclusão do CadÚnico, o que consequentemente pode fazer com que o beneficiário perca acesso aos vários benefícios que esteja recebendo.
Isso porque, o CadÚnico funciona como um sistema em que o governo identifica a população vulnerável para concessão de benefícios que venham ampará-la conforme as características e condições da família.
Quais motivos levam a exclusão do Cadastro?
As famílias inscritas no CadÚnico que recebe algum benefício governamental devem se atentar as situações que podem excluir o registro do sistema, sendo elas:
- Falecimento dos integrantes da família;
- Não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, contados da inclusão ou da última atualização, quando a gestão tenha registros de que procurou a família pelo menos duas vezes no período;
- Recusa, por parte da família, em apresentar as informações;
- Diante comprovação de omissão ou repassado inverídico de informações pela família;
- Quando a família solicitar; e
- Através de decisão judicial.
Quais benefícios posso receber ao me inscrever no CadÚnico?
Por meio do CadÚnico a família ou o cidadão pode ser contemplado por muitos programas, lembrando que cada um possuem seus próprios critérios. Conheça os principais deles:
- Água para Todos;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Auxílio Brasil;
- Auxílio Gás;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Bolsa Estiagem;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela;
- ENEM;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programas Cisternas;
- Serviços Assistenciais;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.
Brasileiros poderão fazer o novo RG
O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, também denominado de RG Digital, está disponível para os cidadãos brasileiros de todos os estados do país.
Antes de mais nada, é importante destacar que o novo RG Digital está confirmado para ser o documento oficial dos brasileiros. Logo, a população precisa tomar conhecimento sobre o novo documento, como por exemplo, informações sobre mudanças, prazos para emissão e onde emitir o seu.
A princípio, o documento foi criado com o objetivo de unificar as principais informações de uma pessoa em um único documento. Para o Governo Federal a mudança do atual modelo da Carteira de Identidade para o novo RG digital é necessário para trazer mais modernidade e segurança para os cidadãos. Veja como emitir.