Ter um cuidado com as auto negociações é essencial para vencer a procrastinação e a autossabotagem. Porém, sabemos que nem sempre é fácil lidar com aquele desejo de deixar para depois ou de simplesmente encontrar uma desculpa para não fazer algo importante.
Pensando nisso, iniciamos esta reflexão por meio deste conteúdo, para que você possa considerar o tema e passar a refletir sobre ele conosco. Acompanhe!
A auto negociação caminha com a autossabotagem
Afinal, o que é a auto negociação? Você já parou para pensar sobre isso?
Basicamente, a auto negociação consiste em criarmos justificativas e desculpas para a procrastinação acontecer. Por exemplo, é o caso de você dizer a si mesmo que não vai à academia hoje porque está chovendo ou muito frio.
Trata-se de uma negociação, você tenta negociar sonhos, objetivos e metas, crendo que as desculpas criadas têm fundamento, enquanto que, na maior parte das vezes, elas são superficiais e apenas atrapalham o seu crescimento.
Por isso, justamente, podemos dizer que a auto negociação é amiga da autossabotagem. Quando criamos uma desculpa para não fazer algo importante, tentando negociar as justificativas com nós mesmos, estamos sabotando sonhos e objetivos.
Voltemos ao caso da academia. O fato de negociar a sua falta na academia é algo que está atrapalhando os seus resultados. Se a sua ideia era fugir do sedentarismo, mas você insiste em negociar a ida a academia, faltando por uma bobagem e crendo que isso é uma boa justificativa, você está impedindo a si mesmo de crescer e ter bons resultados.
Sendo assim, a autossabotagem pode aparecer com muita força todas as vezes que você começa a ouvir as negociações negativas da sua mente. Essas negociações, inclusive, aparecem com força depois de levarmos alguns segundos para iniciar o que deve ser feito.
Portanto, uma das formas de burlar e tomar cuidado com as auto negociações é justamente agindo. Antes de permitir que a sua mente pergunte algo como: E se eu deixar para depois? Simplesmente aja. Levante-se e vá atrás do que deve ser feito. Isso poderá lhe ajudar a simplesmente colocar em prática, sem procrastinar ou ouvir as desculpas da mente.
Você tem tomado cuidado com as auto negociações?
Agora reflita: Será que você realmente tem tomado cuidado com as auto negociações? Como estão as suas negociações consigo mesmo?
Refletir sobre esse assunto, de forma relativamente periódica, pode lhe ajudar a diminuir os momentos de procrastinação. Precisamos ter consciência de quando estamos nos autossabotando e deixando as nossas metas para mais tarde por, simplesmente, criar desculpas e negociar conosco.
Comece a prestar atenção: quando você deixa de fazer algo que deveria ser feito, qual é o real motivo para isso acontecer? A justificativa/negociação criada tem sentido, ou é algo meramente ilusório? Será que você cria desculpas apenas para não sentir o arrependimento de se autossabotar, ou realmente algumas negociações são necessárias?
Procure ser sincero com você e comece a observar os momentos de procrastinação. Às vezes, eles acontecem porque insistimos em negociar o que havíamos acordado com nós mesmos. Pense sobre isso!