Crustáceos: O que estudar para o Enem

Os crustáceos são animais que pertencem à família dos artrópodes, são invertebrados e vivem principalmente no ambiente marinho, contudo também podem viver no ambiente terrestre.  

Os exemplos de crustáceos mais conhecidos são os camarões, lagostas, caranguejos, siris e as cracas. Eles tornaram-se fundamentais na culinária de diversos países. 

Ademais, vale destacar a sua importância ecológica para o planeta. Afinal, são organismos que compõem boa parte do plâncton, formando a base da cadeia alimentar nos ecossistemas marinhos. 

Os crustáceos poderão aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Características e exemplos de crustáceos

Como falamos acima, os crustáceos pertencem à classe dos artrópodes, ou seja, nessa classificação os seres possuem pernas articuladas, no entanto, sem espinha dorsal. 

Desse modo, pertencem a essa categoria o caranguejo, craca, camarão, lagosta, entre outros. A maioria deles tem como hábitat natural o mar, contudo alguns podem viver na terra. 

Como é o caso do bicho-de-conta conhecido como “tatuzinho”, encontrado em jardins também pertence a essa classe. 

A maioria dessas espécies nascem através de ovos, dessa maneira, grande parte deles atravessam um processo de transformação. 

Quando chegam à fase adulta, os crustáceos adquirem uma casca grossa. Posteriormente, essas cascas vão se substituindo de forma natural. 

Ademais, podemos citar como principais características:

  • Corpo segmentado e dividido em cefalotórax
  • Possuem dois pares de antena para o desenvolvimento do tato, paladar e equilíbrio
  • Possuem apêndices locomotores 
  • Entres os crustáceos existem os herbívoros, carnívoros, detritívoros e filtradores 

Curiosidades

Os crustáceos possuem algumas curiosidades, você sabia que o menor deles é a Pulga D’água(Daphnia), ela mal pode ser vista a olho nu. 

Em contrapartida, o maior crustáceo é um caranguejo de origem japonesa, ele possui pernas longas permitindo-o movimentar-se com grande velocidade. 

Vale dizer que os crustáceos menores servem como alimentos para diversas espécies de peixes, sobretudo quando ainda estão na fase larval. 

A saber, nessa fase eles são devorados em enormes quantidades por algumas baleias. Elas adoram alimentar-se de camarões, que ao mesmo tempo também gostam de se alimentar de outras espécies de crustáceos. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Biologia: 4 fatos sobre animais invertebrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.