A tecnologia avançou no mercado de forma ampla, impactando diretamente o mercado financeiro, por isso, cada vez mais, a realidade digital ganha destaque global, como ocorre com a criptomoeda.
A criptomoeda é uma modalidade financeira virtual que realiza transações financeiras. De forma sucinta, a criptomoeda se refere a uma moeda digital que utiliza a criptografia na realização de transações financeiras.
Sendo assim, trata-se de uma revolução tecnológica, já que a criptomoeda não possui um sistema centralizador para registrar suas transações e realizar emissões, por isso, é uma moeda descentralizada.
Um sistema de pagamento digital que pode verificar e confirmar transações, essa também pode ser uma definição sucinta para a criptomoeda, já que permite os envios e os recebimentos de pagamentos em qualquer lugar do mundo.
Contudo, o pagamento realizado através da criptomoeda existe apenas de maneira digital em um banco de dados online, através de uma codificação avançada na transmissão de dados. Por isso, a criptografia que verifica a criptomoeda é conceituada como uma tecnologia extremamente segura.
Em 2009 surgiu a primeira criptomoeda, o Bitcoin, que até hoje é a modalidade mais popular. As moedas digitais são descentralizadas e são criadas através de uma rede chamada blockchain, são descentralizadas pela ausência de um órgão controlador, no entanto, alguns países estabelecem formas específicas de realizar transações.
De forma resumida, o blockchain é um sistema que permite o envio e o recebimento de informações online, é como se fosse um grande banco de dados que conecta as informações. Contudo, essas informações são criptografadas, o que garante a segurança das transações.
A moeda digital é utilizada como uma reserva financeira para muitos. No entanto, a utilização da criptomoeda para transações já é bastante comum ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, já que existem mais empresas que aceitam esse tipo de pagamento.
Além disso, é uma moeda muito utilizada para investimentos. Já que é possível investir em criptomoedas esperando que o valor do ativo digital fique mais elevado. Contudo, não foi essa a natureza da criação das criptomoedas, visto que elas não são ativos públicos.
Já são muitas as moedas virtuais existentes no mercado, cerca de 20.000. Por isso, essa tecnologia é uma tendência no mercado digital, o que modifica o mercado financeiro de forma global.
Dado esse crescimento, alguns países discutem a regulamentação dessa moeda, já que esse mercado tende a crescer, impactando a vida das pessoas através da tecnologia, tal como outras inovações disruptivas, como a tecnologia metaverso, por exemplo.