A criptomoeda é uma moeda virtual que representa um avanço tecnológico e uma mudança econômica global.
A moeda virtual é criptografada e descentralizada, por isso, as transações ocorrem na internet sem que haja um órgão regulamentador específico.
A tecnologia das criptomoedas é baseada no conceito blockchain, que, de forma sucinta, se refere ao mecanismo que permite o compartilhamento de informações armazenadas em blocos através de um encadeamento.
Por conta da sua ampla utilização, a criptomoeda tem atraído a atenção de grandes economias mundiais, visto que alguns países aceitam a criptomoeda em diversas transações de rotina, ao passo que outros estão tentando estabelecer algum tipo de regra para equilibrar a economia local.
O Bitcoin é a criptomoeda mais popular dentro do mercado digital, contudo, há muitas outras possibilidades de moedas virtuais. As criptomoedas são utilizadas para transações comerciais, reserva de valor e investimentos. Embora o mercado de investimentos não seja o foco de sua criação, a moeda digital é bastante movimentada dentro dessa vertente.
As moedas digitais representam um código que é inalterável e suas transações são criptografadas. Por serem moedas descentralizadas, elas são validadas dentro do processo do blockchain, em suma, quem valida as transações no blockchain são os mineradores.
Os mineradores oferecem maior capacidade de processamento para registrar e conferir as operações. De forma ampla e generalizada, através da mineração são geradas novas bitcoins. Por conta dessa demanda tecnológica e econômica, há diversas empresas mineradoras de criptomoedas.
As transações realizadas por criptomoedas estão cada vez mais populares, principalmente com o avanço da tecnologia metaverso, já que as transações realizadas dentro do universo virtual são possíveis por conta das criptomoedas.
Certamente, a tecnologia das criptomoedas tem se fortalecido e dominado diversos mercados dentro da internet. Além disso, a realidade virtual torna a moeda digital cada vez mais necessária na rotina de pessoas físicas e empresas.
Por isso, em alguns países a criptomoeda sai do seu universo virtual e se torna cada vez mais real dentro da dinâmica global, considerando que o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado. Sendo assim, a economia é impactada positivamente pelas inovações tecnológicas na era das ideias e da internet das coisas.