Crime de Prevaricação - Notícias Concursos

Crime de Prevaricação

De acordo com o Código Penal, em seu artigo 319, o crime de prevaricação é um crime praticado por funcionário público contra a Administração Pública, consistindo em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

A pena é de detenção de três meses a um ano, e multa. Sendo uma pena cumulativa.

É considerado um crime doloso, pois, ao deixar de praticar determinado ato, o funcionário público estará fazendo para satisfazer interesse pessoal, cabendo dizer, que caso o retardamento ocorra de forma justificada, não haverá que se falar em crime de prevaricação.

É considerado crime omissivo quando o funcionário deixa de fazer seu trabalho, ou crime comissivo, quando o funcionário intencionalmente atrasa a execução de seu trabalho.

O sujeito ativo do crime de prevaricação é o funcionário público, sendo considerado um crime próprio. E, o sujeito passivo, é a Administração Pública.

A ação penal pública no crime de prevaricação é incondicionada.

A prevaricação é considerado um crime de menor potencial ofensivo, sendo assim, uma vez apurado, não cabe prisão em flagrante, mas apenas a condução do agente à presença da autoridade policial, para que seja lavrado o chamado termo circunstanciado de ocorrência, de acordo com a Lei dos Juizados Especiais em seu artigo 89.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?