Diferente do que muitos pensam, não são apenas adultos e idosos que têm direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as crianças e adolescentes também podem ser contemplados pelo autarquia.
Por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, podem recebem um valor mensal de R$ 1.302, de acordo com o salário mínimo vigente.
Portanto, para crianças e adolescentes receberem o BPC é preciso que cumpram alguns requisitos. Confira:
Contudo, a criança ou adolescente deverá passar por uma perícia médica do INSS para constatar se a doença ou deficiência permite o recebimento do benefício.
Para solicitar o benefício, o segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS, conforme o passo a passo abaixo:
Ademais, também é possível solicitar o BPC por outros meios, como:
Confira a lista abaixo:
De acordo com a lei que regulamenta o BPC, duas pessoas de uma mesma família pode ser receber o pagamento. Isso porque, é possível dois integrantes de um mesmo grupo familiar atendam aos critérios básicos do programa, pela idade e pela deficiência.
Além disso, na hora de realizar o cálculo da renda para conferir se a possível receber o benefício, o valor do BPC da outra pessoa não é considerado. Assim, mais de um componente da mesma casa pode receber o benefício, sem medo de ter a renda ultrapassada.