Criação do Estado de Israel: resumo para ENEM e vestibulares

Confira!

Criação do Estado de Israel: o tema pode cair na sua prova!

A criação de Israel é um tema atual, uma vez que conflitos entre árabes e judeus acontecem até os dias de hoje devido à existência de Israel.

O tópico pode ser cobrado em questões de história e também de atualidades dentro das mais variadas provas do país, como nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo sobre a criação do estado de Israel. Vamos conferir!

Criação do estado de Israel: definição 

Com a Primeira Guerra Mundial, a configuração geopolítica em todo planeta sofreu grandes alterações. Porém, as mudanças foram ainda mais sentidas na região do Oriente Médio. Isso porque, o império Otomano, responsável por garantir a união entre as nações muçulmanas, acabou em 1924.

Assim, após a queda do Império, algumas nações conquistaram as suas independências. Outras continuaram dependentes e outras se encontraram no meio de conflitos.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e Inglaterra, com o apoio da ONU, acreditaram que seria justo dar aos judeus um Estado próprio como uma maneira de remediar os horrores que os judeus sofreram com o Nazismo.

O território seria então criado no local onde os judeus classificam como Terra Prometida, segundo a sua religião. Porém, os territórios eram ocupados por árabes e, com isso, Palestina, Egito e Síria se posicionaram contra a criação de Israel.

Criação do estado de Israel: o papel da ONU

Mesmo com ataques da oposição árabe, a criação de Israel foi oficialmente consolidada em 1948, com uma decisão da Organização das Nações Unidas. A ONU decidiu que o território seria dividido e dois Estados seriam criados: um árabe e um judeu.

Assim, Israel passa a ser um Estado reconhecido e recebeu os direitos fundamentais de uma nação, como: defesa militar, direitos fundamentais e legitimidade política.

Criação do estado de Israel: depois da independência

Israel sofreu ataque dos árabes no dia seguinte da sua independência, mas graças ao apoio dos americanos, Israel constrói um exercito poderoso e saiu vitorioso de quase todos os conflitos dos quais fez parte.

Também é válido mencionar que Israel ampliou seu território para além do que havia sido determinado pela ONU, invadindo territórios árabes.

Até os dias de hoje diversos conflitos entre o Israel e a Palestina acontecem na região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.