O CRED+ é um programa do governo federal que busca simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros junto aos bancos em operação no país, de acordo com informações oficiais. É um programa de desburocratização da relação entre o MEI, MPE e artesão e o sistema bancário.
CRED+: programa de desburocratização da relação entre o empreendedor e o sistema bancário
De acordo com informações oficiais, por meio do CREDM+, o empreendedor pode entrar em contato e realizar solicitações para diversas instituições financeiras simultaneamente, usando apenas o seu computador ou smartphone.
O empreendedor apenas precisará ir ao banco para realizar a assinatura de um contrato, caso receba alguma proposta compatível com suas necessidades. Com isso o empreendedor economiza tempo e dinheiro e pode se dedicar ao seu negócio.
Quais empreendedores podem se beneficiar do programa CRED+?
De acordo com o Governo Federal, o programa é destinado aos microempreendedores individuais, MPEs e artesãos. Para participar, o empreendedor deve estar com o cadastro atualizado. Por meio do Portal do Empreendedor, o MEI, MPE e o artesão elabora uma solicitação de produtos e serviços financeiros, indicando que tipo de solução precisa para seu negócio.
O CRED+ conta com alguma linha de crédito específica para o MEI?
De acordo com o Governo Federal, o programa CRED+ não é um programa de concessão de crédito, mas de facilitação do acesso aos serviços oferecidos pelas instituições financeiras.
Por meio do CRED+, o empreendedor chega mais facilmente ao banco, porém a concessão de determinada linha de crédito, específica ou não, será uma decisão exclusiva do banco, tomada de acordo com sua política de crédito.
Há cobranças de taxas?
O CRED+ é totalmente gratuito, tanto para empreendedores quanto para instituições financeiras.
Preciso de algum documento para fazer minha solicitação?
Segundo destaca a divulgação oficial, para fazer a solicitação, o empreendedor deve ter em mãos um documento de identidade e um comprovante de residência, os quais deverão ser digitalizados para inserção no formulário de solicitação. Além disso, o empreendedor deve manter o cadastro CNPJ atualizado.
Existe um prazo para a instituição responder a solicitação?
A instituição não tem um prazo pré-estabelecido para responder às solicitações de produtos e serviços financeiros, de acordo com o Governo Federal.
Como acompanhar o processo?
A instituição financeira que recebeu a solicitação ficará responsável por informar o andamento da proposta. Isso será feito por meio de contato telefônico, via e-mail ou pela plataforma CRED+ em “Já tenho solicitações”. Por isso, é importante que os dados de contato estejam sempre atualizados, destaca o Governo Federal.