Detran anuncia abertura de 3.500 vagas para tirar carteira de motorista GRATUITA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou recentemente a abertura de 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça. Essa é uma excelente oportunidade para pessoas de baixa renda que desejam obter a habilitação.

O programa, chamado de CNH Social, faz parte das ações do Governo do Estado para promover a inclusão social e facilitar o acesso à carteira de motorista.

O Programa CNH Social 2024

O Programa CNH Social 2024, desenvolvido pelo Detran, visa oferecer a oportunidade de tirar a carteira de motorista gratuitamente para pessoas de baixa renda. Neste ano, estão sendo disponibilizadas 7.000 vagas, distribuídas em duas fases: a primeira fase conta com 3.500 vagas e a segunda fase também com 3.500 vagas.

Segundo o diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, os editais continuam sendo preparados, mas a previsão é que sejam lançados no primeiro e segundo semestre deste ano. No ano passado, foram realizadas duas chamadas de 3.500 vagas cada uma, e a expectativa é que esse quantitativo seja mantido para este ano.

Como Participar do CNH Social

Para participar do CNH Social, é necessário atender a uma série de requisitos estabelecidos pelo programa. Confira abaixo os principais requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
  • Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
  • Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
  • Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

Passo a Passo para Inscrição

As inscrições para o CNH Social ainda não estão abertas, mas é importante estar atento às datas de publicação do edital. Assim que o edital for disponibilizado pelo Governo do Estado, os interessados poderão se inscrever seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site www.detran.es.gov.br;
  2. Procure pelo banner ou botão do programa CNH Social na página principal;
  3. Insira as informações pessoais solicitadas de forma precisa, conferindo com as informações do Cadastro Único;
  4. Selecione a categoria desejada: Primeira Habilitação categoria A (motocicleta) ou Primeira Habilitação B (carro), para quem ainda não é habilitado;
  5. Caso já possua a carteira de motorista, selecione a opção desejada: Adição de categoria A (motocicleta), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou Mudança de Categoria E (caminhão e carreta).

Após realizar a inscrição, não será possível modificar a categoria escolhida. Portanto, é importante estar atento a essa escolha.

Seleção dos Candidatos

A seleção dos candidatos para o CNH Social é realizada de forma eletrônica, com base nos critérios do programa e nas informações fornecidas pelos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico). Alguns dos critérios considerados são a renda per capita, o número de componentes no grupo familiar, o Ensino Fundamental completo, o beneficiário do Bolsa Família e a data e hora de inscrição.

A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran-ES. É importante ficar atento às datas de divulgação e seguir as orientações para efetivar a matrícula.

Ademais, a abertura de 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça pelo Detran é uma excelente oportunidade para pessoas de baixa renda que desejam obter a habilitação. O Programa CNH Social 2024 visa promover a inclusão social e facilitar o acesso à carteira de motorista, contribuindo para a capacitação profissional e aumento da empregabilidade.

Se você se enquadra nos requisitos estabelecidos pelo programa, fique atento à abertura das inscrições e siga o passo a passo para realizar a sua inscrição de forma correta. A carteira de motorista é um documento essencial nos dias de hoje e pode abrir portas para diversas oportunidades. Aproveite essa chance e participe do CNH Social!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.