A maioria dos serviços financeiros prestados por bancos e instituições financeiras começa com uma consulta ao score de crédito e ao CPF negativado. Por isso, em muitas situações, o ponto de vista é importante na decisão de conceder um financiamento ou uma venda, por exemplo.
Por isso, é fundamental que você regularize seu CPF negativado o quanto antes, para evitar ser penalizado caso seu nome esteja listado como suspenso em algum órgão de proteção ao crédito como Serasa ou SPC. Para maiores detalhes, confira a matéria desta segunda-feira (26) do Notícias Concursos.
O que é score?
A pontuação é uma classificação dada por organizações que protegem o crédito ao consumidor. Essas organizações usam uma variedade de técnicas e mecanismos para determinar a probabilidade de um consumidor se tornar insolvente.
Nesse caso, são utilizadas informações como renda média mensal do município, gastos mensais e posição em disputas. Tais recursos podem possibilitar ao consumidor obter o financiamento que deseja.
É vital observar que o valor do ponto pode variar de 1 a 1.000. Portanto, a probabilidade de um consumidor se tornar desinformado diminui com o aumento da pontuação. Assim, as classificações variam de “ruim”, de 0 a 300 a muito bom de 701 a 1000:
- De 0 a 300 – baixo – Por ser considerado um “mal pagador” dificilmente a pessoa conseguirá contratar serviços financeiros, e quando conseguir contará com altos juros.
- De 301 a 500 – regular – Neste caso, já é possível conseguir algumas ofertas com juros intermediários, por apresentar um risco de inadimplência médio.
- De 501 a 700 – bom – Nesta situação, o risco de não pagamento da dívida é baixo, de modo que é mais fácil encontrar ofertas com juros baixos, além de, geralmente, contar com limites mais altos no cartão de crédito.
- De 701 a 1000 – muito bom – Aqui o risco de inadimplência é praticamente nulo, logo é possível encontrar excelentes ofertas, e até mesmo cartões sem limites.
Como o mercado faz a medição do score?
Primeiro, a pontuação de uma pessoa deve ser determinada considerando alguns fatores. Além disso, esses aspectos estão ligados às atitudes e comportamentos financeiros da pessoa em análise, especificamente:
- Frequência de consultas ao score;
- Consultas para serviço de crédito;
- Dados cadastrais atualizados;
- Dívidas em aberto;
- Histórico de dívidas;
- Pagamento de crédito;
- Relacionamento financeiro com empresas;
- Entre outros.
Como renegociar as dívidas e acabar com o CPF negativado?
Primeiramente, o consumidor deve pagar a dívida aberta que lhe foi constituída nessa circunstância para limpar seu nome e retirar a restrição do CPF. Ou seja, o pagamento pode ser feito por meio de contrato com a empresa insolvente ou apenas quitando a dívida diretamente.
No entanto, a Serasa continua divulgando o Feiro Limpa Nome, que possibilita ao consumidor fechar acordos com descontos de até 99% no valor total da dívida. No geral, um devedor pode dividir suas dívidas em até 12 vezes.
Então, para aproveitar ao máximo a campanha, basta confirmar que a instituição de confiança é uma das participantes. Portanto, siga os passos abaixo:
- Acesse o site da Serasa antes de qualquer coisa;
- Como início, informe seu CPF e senha (caso seja seu primeiro acesso, crie uma senha);
- Além disso, tire suas dúvidas abertamente e considere as opções de negociação disponíveis;
- Escolha a forma de pagamento (à vista ou parcelado), de acordo com uma das opções;
- Finalmente, tudo o que é necessário para concluir o pagamento é emitir o bilhete.
Por fim, as dívidas e o CPF negativado é um problema de nada mais nada menos que 64 milhões de brasileiros. Conhecer como funciona as métricas do score é fundamental dentro do sistema. Portanto, se você tem o “nome sujo”, não desanime. Siga as instruções acima e reestabeleça seu nome.