CPF inválido: Veja o que fazer para regularizar o documento
Estar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em situação de invalidez pode gerar muitas complicações aos cidadãos. No entanto, o problema não é irreversível, podendo ser resolvido rapidamente através da regularização.
Estar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em situação de invalidez pode gerar muitas complicações aos cidadãos. No entanto, o problema não é irreversível, podendo ser resolvido rapidamente através da regularização.
Confira como resolver este problema a seguir!
O que é CPF inválido?
Em palavras sucintas, o CPF inválido é quando há alguma pendência nos dados registrados na Receita Federal. Existem 5 tipos de irregularidades no CPF. Veja quais são a seguir:
- CPF cancelado: quando há um pedido administrativo ou judicial, em casos de roubo ou perda.
- CPF suspenso: quando existe alguma inconsistência nos dados cadastrais, como um erro no nome da mãe, por exemplo.
- CPF pendente de regularização ou bloqueado: quando o contribuinte deixou de realizar uma ou mais declarações de Imposto de Renda nos últimos 5 anos;
- CPF nulo: quando for constatada uma ou mais fraudes no nome do titular;
- CPF de titular falecido: quando o titular vem a óbito.
Quais são as consequências de estar com o CPF irregular?
Quando o CPF estar irregular, o titular ficar impossibilitado de realizar ou solicitar uma série de serviços. Veja os principais:
- Abrir ou movimentar contas bancárias;
- Tirar passaporte;
- Participar de concursos públicos;
- Solicitar empréstimos;
- Realizar financiamentos;
- Receber aposentadoria, entre outros.
Como regularizar o CPF?
Aqueles que precisam regularizar o documento, deve acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Assuntos”. Em seguida, basta tocar em “Meu CPF” e depois em “Atualizar CPF”. Feito isso, na tela seguinte, siga a orientação.
Na sequência, será necessário clicar em “Etapas para a realização deste serviço” e depois em “Regularizar CPF”. Feito isto, basta preencher as abas com os dados solicitados, clicar em “Enviar” e esperar a análise da Receita Federal.
Por fim, para verificar se o seu CPF está com alguma inconsistência, siga a orientação anterior até chegar na aba “Meu CPF”. Na opção, clica em “Consultar CPF” ao invés de “Atualizar CPF”. Para finalizar, toque em “Iniciar” e preencha os dados solicitados.