Butantan inicia entrega de 3,4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta terça (23)

O Instituto Butantan começa nesta terça (23) a entrega de 3,4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Ainda hoje será entregue o primeiro lote com 1,2 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela Sinovac Biotech e fabricado pelo Butantan no Brasil, o que representa um número superior às oito remessas diárias de 426 mil doses previamente anunciadas.

Os lotes fazem parte do acordo de compra de 100 milhões de doses da CoronaVac pelo governo federal. Na semana passada, o governo exerceu a opção de compra de 54 milhões de doses adicionais, que somadas às 46 milhões de doses que já haviam sido adquiridas totalizam 100 milhões. A expectativa do Butantan é concluir as entregas entre agosto e setembro.

“Com relação ao contrato adicional de 54 milhões de doses assinado com o Ministério da Saúde, no programa contratado a última entrega seria em setembro. Nós vamos fazer todo o esforço para adiantar a produção e essa entrega e esperamos que, no máximo em agosto, tenhamos a entrega total de 100 milhões de doses”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Além das 100 milhões de doses da CoronaVac negociadas entre Instituto Butantan e governo federal, na última sexta (19), o Ministério da Saúde enviou ofício ao Butantan para comprar mais 30 milhões de doses da vacina. O Instituto está analisando o pedido e ainda não deu resposta.

Butantan vai dobrar produção de doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde espera receber 52 milhões de doses da CoronaVac até o final de abril. Para dar conta da demanda, o Instituto Butantan passou a funcionar 24h por dia e dobrou de 150 para 300 o número de funcionários que trabalham no envase da vacina contra Covid-19.

De acordo com Dimas Covas, a capacidade de produção também pode dobrar a partir de abril, quando o diretor espera fabricar 2 milhões de doses diariamente. O aumento é possível pois uma fábrica atualmente usada para produzir vacinas contra gripe será usada na fabricação da CoronaVac.

Nesta terça (23), em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, Dimas Covas afirmou que o Butantan aguarda a chegada de mais 8,2 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) da CoronaVac até o dia 2 de março.

“8,2 mil litros de insumo da vacina devem chegar até o dia 2 de março. Ao menos três milhões de doses poderão ser produzidos a partir do insumo”, disse Dimas Covas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.