Ministério da Saúde ignorou oferta de 160 milhões de doses da CoronaVac em julho de 2020, diz Butantan

O Ministério da Saúde, em julho de 2020, ignorou uma oferta de venda de 160 milhões de doses da CoronaVac, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, que no Brasil é o responsável pela fabricação do imunizante desenvolvido pelo laboratório Sinovac Biotech.

A informação foi dada em entrevista coletiva realizada nesta sexta (19) no Palácio dos Bandeiras, sede do governo de São Paulo, ao qual o Instituto Butantan tem ligação.

“Vamos colocar a responsabilidade em quem tem responsabilidade. Estão aqui os ofícios que foram encaminhados ao Ministério da Saúde ofertando vacinas. O primeiro em 30 de julho de 2020. Ofertamos nessa oportunidade 60 milhões de doses de vacinas prontas para entrega ainda em 2020 e 100 milhões para serem entregues em 2021. Não tivemos resposta”, disse Dimas Covas enquanto mostrava imagens dos ofícios.

“Fizemos novos ofícios com o mesmo teor em agosto, em outubro e em dezembro. Não tivemos resposta. A resposta saiu com a assinatura do contrato no dia 7 de janeiro”, acrescentou o diretor do Butantan.

No total, o contrato entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac, sendo que 46 milhões devem ser entregues até o final do mês de abril. Em fevereiro, o governo federal exerceu a opção de comprar mais 54 milhões de doses.

Nesta sexta (19), o Ministério da Saúde manifestou interesse em comprar mais 30 milhões de doses da CoronaVac. O Instituto Butantan está analisando o pedido.

Doria rebate Ministério sobre atraso na CoronaVac

O Instituto Butantan comunicou ao Ministério da Saúde nesta quinta (18) que entregará apenas 30% das doses da CoronaVac previstas para fevereiro, o que corresponde a 2,7 milhões dos 9,3 milhões de doses.

O atraso foi criticado pelo Ministério da Saúde, que culpou o Instituto Butantan pelo atraso no cronograma de vacinação contra Covid-19.

Em coletiva de imprensa nesta sexta (19), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu dizendo que o Ministério da Saúde tenta “atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua incompetência e incapacidade, que está acarretando a falta de vacinas”.

“O Butantan entregou 9,8 milhões de doses da sua vacina para a imunização de brasileiros. De cada dez brasileiros, nove estão recebendo vacina do Butantan”, afirmou Doria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.