De acordo com informações oriundas do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) por meio de consulta ao sistema Metadados, as estatísticas relacionadas aos investimentos são apresentadas em dólares norte-americanos, sendo assim, por conta dessa conversão de moedas, os valores apurados são convertidos às paridades de venda vigentes no último dia útil do período de referência.
Todos os dados, são apurados com base no valor de mercado obtido de seus registros, exceto os títulos de dívida de emissão da República no mercado internacional, que além de serem mensurados em valor nominal, também são mensurados em valor de mercado, destaca o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) por meio de consulta ao sistema Metadados.
Assim sendo, considera-se dívida de curto prazo aquela cujo vencimento original é igual ou inferior a 360 dias e de longo prazo aquela cujo vencimento original ultrapassa esse limite. Não são computados os valores relativos aos juros incorridos, ainda não pagos e não vencidos, destaca o Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).
Além da dívida obtida eletronicamente no sistema RDE-ROF, é incluída aquela oriunda das seguintes fontes:
Refere-se à dívida externa apurada através dos balancetes contábeis dos bancos comerciais e múltiplos, nacionais ou estrangeiros sediados no país, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os quais são enviados eletronicamente ao Banco Central do Brasil (BCB) pelo sistema Sisbacen.
Os dados são obtidos através de relatórios submetidos pelas empresas estatais ao Banco Central do Brasil (BCB), informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) por meio de consulta ao sistema Metadados.
Os dados são apurados eletronicamente no sistema Sisbacen.
O estoque de títulos de renda fixa negociados no mercado doméstico e detidos por não residentes são obtidos junto à CVM e ao DEMAB Banco Central do Brasil (BCB) e os preços de mercado dos títulos de emissão da República no mercado internacional são obtidos junto a provedores de informação.
O Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) permite que obtenha diversas e relevantes informações por meio de consulta ao sistema Metadados. É importante consultar as fontes oficiais para que se entenda melhor o cenário econômico atual e os fatores que impactam na inflação.