Atualmente existem duas formas de contribuir à Previdência Social. O cidadão pode ser um Contribuinte Individual ou Facultativo, além de realizar os recolhimentos através do plano normal, simplificado ou de baixa Renda. Vale ressaltar que para cada tipo de plano existem códigos específicos de contribuição.
Veja também: Ampliação do benefício de R$1.210 para quem nunca contribuiu via INSS
Em suma, a diferença entre segurado facultativo e contribuinte individual é a obrigatoriedade do vínculo com o INSS:
Como prevê o artigo 11, V, da lei 8.213/91, contribuintes individuais são:
Agora, conforme o artigo 11 do decreto 3.048/99, podem se inscrever como segurados facultativos:
Vale salientar que existem duas situações em que mesmo que o segurado exerça atividade remunerada, ele não será vinculado obrigatório. Esses são os estagiários e os presidiários, pois ainda que recebam por seus trabalhos não estão automaticamente inscritos no INSS.
Plano Normal
Pelo plano normal, o cidadão faz contribuição com uma alíquota de 20% do seu rendimento no mês ou no trimestre. Ele pode ser escolhido tanto por contribuintes individuais, como por facultativos, mas é ideal para quem deseja se aposentar por tempo de contribuição e garantir um benefício maior que o salário mínimo, caso opte pela aposentadoria por idade.
Plano Simplificado
O Plano Simplificado, por sua vez, pode ser aderido pelo cidadão que deseja fazer contribuições reduzidas, de 20% a 11%, desde que o valor pago seja igual a alíquota multiplicada pelo valor do salário mínimo vigente.
Ele é exclusivo para o Contribuinte Individual, que é autônomo e não presta serviços. As contribuições por este plano são válidas para todos os benefícios previdenciários, exceto para a aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição.
Plano Baixa Renda
Por fim, vale iniciar informando que o plano de Baixa Renda só pode ser pago pelo contribuinte facultativo inscrito no CadÚnico. Por meio dele, o cidadão pode contribuir com uma alíquota de 5% de um salário mínimo.
Como mencionado acima, existem códigos específicos para cada plano, confira quais são:
Plano Normal
Códigos para recolhimento mensal:
Códigos para recolhimento trimestral:
Plano Simplificado
Códigos para recolhimento mensal:
Códigos para recolhimento trimestral:
Plano Baixa Renda
Códigos para recolhimento mensal:
Códigos para recolhimento trimestral: