• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Notícias

Contagem do tempo em atividade insalubre ou perigosa para aposentadoria especial é admitida pelo STF

Emanuel Borges por Emanuel Borges
29 de abril de 2025, 09:51h
em Notícias
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, até a edição da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019), é possível a  averbação do tempo de serviço prestado por servidores públicos em condições especiais; que prejudiquem a saúde ou a integridade física, e sua conversão em tempo comum para fins de concessão de aposentadoria especial. 

Segundo a decisão, a partir da vigência da EC/103, as regras para a conversão de tempo especial deverão ser regulamentadas por lei complementar dos entes federados.

Assim, por maioria de votos, os ministros negaram provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 1014286, com repercussão geral (Tema 942). A decisão servirá de parâmetro para solucionar pelo menos mais de 900 casos semelhantes sobrestados em outras instâncias. O julgamento foi realizado na sessão virtual encerrada em 28/08.

Ausência de lei federal

No caso analisado pelo Plenário, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) reconheceu a assistentes agropecuários vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento estadual o direito à averbação do tempo de serviço prestado em atividades insalubres, para fins de concessão de aposentadoria especial. 

Por não haver lei complementar federal sobre o assunto, o TJ-SP, em mandado de injunção (ação que objetiva suprir ausência de regulamentação), assegurou aos servidores a aplicação das regras do RGPS (artigo 57, parágrafo 1º, da Lei 8.213/1991).

No RE interposto ao Supremo, o Estado de São Paulo argumentava que não há lei autorizando ao funcionalismo local a averbação, para fins de aposentadoria especial, do tempo de serviço prestado por quem recebe auxílio insalubridade. Afirmava, ainda, que a regra constitucional que assegura aos servidores a aposentadoria especial não é autoaplicável nem poderia ser suprida pela aplicação analógica das leis federais que regem o RGPS (Leis 8.212/1991 e 8.213/1991), pois sua regulamentação exigiria lei complementar.

Critérios diferenciados

No julgamento, prevaleceu o voto do ministro Edson Fachin no sentido de que, até a edição da EC 103/2019, não havia impedimento à aplicação. Portanto, aplica-se aos servidores públicos, as regras do RGPS para a conversão do período de trabalho em condições nocivas à saúde ou à integridade física em tempo de atividade comum. 

De acordo com o ministro, não procede o argumento de que o fator de conversão seria uma forma de contagem de tempo ficto; porquanto, trata-se apenas de um ajuste da relação de trabalho submetida a condições especiais. Nesse sentido, o ministro declarou: a aposentadoria especial com tempo reduzido de contribuição reconhece os danos impostos a quem trabalhou, em parte ou integralmente na vida contributiva, sob condições nocivas.

Fachin observou que, ao se interpretar a finalidade da regra constitucional: é possível verificar a necessidade de critérios diferenciados para o cômputo do tempo de serviço em condições de prejuízo à saúde ou à integridade física. 

Segundo o ministro, a nova redação do texto constitucional permite ao ente federado estabelecer, por lei complementar, idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição: a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação. 

Os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso também divergiram do relator e fixaram teses diferentes, porém no mesmo sentido.

Necessidade de lei complementar

O ministro Luiz Fux, relator do RE, votou para reformar a decisão do tribunal paulista, por considerar que a Constituição Federal não autoriza a averbação. Para o ministro, apesar da EC 130/2019 reconhecer aos servidores públicos esse direito, é necessário lei complementar do respectivo ente federativo para seu exercício.

Repercussão geral

A tese de repercussão geral fixada no julgamento foi a seguinte: 

“Até a edição da Emenda Constitucional nº 103/2019, o direito à conversão, em tempo comum, do trabalho prestado sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física de servidor público decorre da previsão de adoção de requisitos e critérios diferenciados para a jubilação daquele enquadrado na hipótese prevista no então vigente inciso III do § 4º do art. 40 da Constituição da República, devendo ser aplicadas as normas do regime geral de previdência social relativas à aposentadoria especial contidas na Lei 8.213/1991 para viabilizar sua concretização enquanto não sobrevier lei complementar disciplinadora da matéria. Após a vigência da EC n.º 103/2019, o direito à conversão em tempo comum, do prestado sob condições especiais pelos servidores obedecerá à legislação complementar dos entes federados, nos termos da competência conferida pelo art. 40, § 4ºC, da Constituição da República”.

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

VocêPode Gostar

Motorista sorrindo ao lado de sua CNH, ilustrando o novo benefício de renovação automática de CNH para bons condutores proposto pelo governo Lula.

Novo benefício para motoristas: Governo Lula planeja renovar a CNH de bons condutores automaticamente

9 de dezembro de 2025, 08:19h
Alerta visual sobre fake news relacionadas à Receita Federal e suposto rastreamento de localização para taxar bicos.

É falso! Receita Federal não vai rastrear sua localização para taxar ‘bicos’ em 2026

4 de dezembro de 2025, 08:49h
Pessoa segurando um absorvente aberto enquanto verifica o material do produto.

Governo notifica 14 milhões sobre absorventes gratuitos; confira se você tem direito

3 de dezembro de 2025, 18:59h
TREINE SEU QI 📚 100 TESTES ONLINE GRÁTIS 📚
Tags: aposentadoria especialartigo 112 da Lei 8.213/1991Ausência de lei federalContagem do tempo em atividade insalubreContagem do tempo em atividade insalubre ou perigosaCritérios diferenciadosLei 8.213/1991Leis 8.212/1991Necessidade de lei complementarReforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019)Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Emanuel Borges

Emanuel Borges

Advogado e administrador de empresas. Possui experiência nas áreas cíveis e extrajudicial.

Artigos Relacionados - Posts

Motorista sorrindo ao lado de sua CNH, ilustrando o novo benefício de renovação automática de CNH para bons condutores proposto pelo governo Lula.
Notícias

Novo benefício para motoristas: Governo Lula planeja renovar a CNH de bons condutores automaticamente

9 de dezembro de 2025, 08:19h
Alerta visual sobre fake news relacionadas à Receita Federal e suposto rastreamento de localização para taxar bicos.
ALERTAS

É falso! Receita Federal não vai rastrear sua localização para taxar ‘bicos’ em 2026

4 de dezembro de 2025, 08:49h
Pessoa segurando um absorvente aberto enquanto verifica o material do produto.
Benefícios Sociais

Governo notifica 14 milhões sobre absorventes gratuitos; confira se você tem direito

3 de dezembro de 2025, 18:59h
Vista aérea dos prédios do Congresso Nacional com carros no estacionamento e o céu claro ao fundo
Atualidades

Reforma nas carreiras federais: governo prepara pacote de mudanças; confira detalhes

3 de dezembro de 2025, 15:49h
Cabos de rede destacados simbolizando o bloqueio de serviços ilegais de TV e aplicativos piratas.
Notícias

É o fim? GatoNet e apps piratas saem do ar em nova fase de operação contra pirataria

3 de dezembro de 2025, 13:44h
Mulher sorridente exibindo a nova carteira de identidade brasileira com fundo claro
Atualidades

Nova Carteira de Identidade: veja o passo a passo para receber o documento pelos Correios

1 de dezembro de 2025, 22:19h
Próxima postagem

STF:  ação contra norma que dispõe sobre eleição indireta no Tocantins é improcedente

O uso das Forças Armadas no combate a crimes ambientais é contestado pelo PV

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Homem jovem usando camisa jeans escrevendo em caderno com listas de tarefas ao redor

Mais de 190 vagas: edital da Prefeitura chega à reta final — Atenção ao prazo de inscrição!

9 de dezembro de 2025, 14:54h
Close-up de uma moeda de 25 centavos sendo segurada, destacando a necessidade de análise minuciosa para encontrar o erro de confecção que pode multiplicar seu valor no mercado de colecionadores.

Essa moeda de 25 centavos pode valer até R$ 3.500! Veja como identificar o erro!

9 de dezembro de 2025, 14:49h
Candidata realizando inscrição online para concurso da Prefeitura pelo notebook em ambiente de biblioteca.

450 vagas no concurso da Prefeitura: inscrições abertas até quarta-feira (10); Aproveite!

9 de dezembro de 2025, 14:19h
Cartão do Bolsa Família sendo mostrado por uma criança, representando os benefícios antecipados do programa.

Último mês do ano: Bolsa Família vai pagar benefícios antecipados em várias cidades

9 de dezembro de 2025, 13:44h
Homem escrevendo em caderno enquanto estuda em mesa com livros e caneta azul

Últimas horas para inscrição no concurso TCE MG: veja o cronograma das próximas etapas!

9 de dezembro de 2025, 13:40h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.