A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (25) a abertura de consulta pública para discutir a revisão tarifária para os anos de 2024 a 2028 dos consumidores de energia elétrica atendidos pela Equatorial Goiás (antiga Celg-D). Os consumidores da distribuidora sediada em Goiânia, que atende cerca de 3,3 milhões de unidades consumidoras em 237 municípios, podem ter um reajuste médio de 6,56% na conta de luz.
Para os consumidores residenciais de Goiás, o aumento proposto foi de 10,02%, enquanto os consumidores rurais podem enfrentar um aumento de 16,4%. Os valores para reajuste da conta de luz ainda são prévios e podem sofrer alterações durante o processo de consulta pública.
Equatorial Goiás assume o controle da conta de luz de moradores locais
A distribuidora Equatorial Goiás assumiu o controle da companhia em janeiro. Ela é responsável pelo atendimento de milhões de unidades consumidoras no estado.
Os reajustes propostos por faixa de consumo são os seguintes:
- -3,91% para consumidores conectados na alta tensão;
- 10,62% para consumidores conectados na baixa tensão;
- 10,02% para consumidores residenciais;
- Um efeito médio de 6,56% para o consumidor.
A consulta pública será realizada de 26 de julho a 1º de setembro, com uma audiência pública marcada para 17 de agosto na cidade de Goiânia. Caso aprovados, os índices do reajuste começarão a vigorar em 22 de outubro deste ano.
A revisão tarifária é estabelecida nos contratos de concessão. O objetivo é alcançar o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.
Van da Boa Energia no Vale do Paraíba
A Van da Boa Energia e equipes compostas por agentes técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, estarão presentes no bairro Araretama, em Pindamonhangaba. A presença se dará até o próximo sábado (29) para realizar o cadastramento de famílias que se encaixem no perfil e tenham direito a receber a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Na região, 11.366 famílias já são beneficiadas por esse programa. Este oferece descontos de até 65% no valor da conta de energia elétrica para famílias de baixa renda. Com base no cruzamento de dados entre a EDP e o Ministério de Desenvolvimento Social, estima-se que, somente no núcleo Araretama, seja possível incluir no cadastro cerca de 1.000 novas famílias.
Essa ação no bairro é resultado de uma parceria entre a Distribuidora de energia, a Prefeitura de Pindamonhangaba e lideranças comunitárias locais. Além das visitas domiciliares feitas pelos agentes técnicos, a Van da Boa Energia, uma unidade volante de atendimento, estará disponível no Centro Comunitário Araretama. O horário será das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h ao meio-dia aos sábados.
Durante a presença da van no bairro, os moradores também poderão usufruir de outros serviços, como:
- Negociação de débitos;
- Troca de titularidade da fatura;
- Obtenção de segunda via da conta;
- Solicitações de religação.
Além disso, os agentes fornecerão orientações sobre o consumo consciente de energia elétrica.
Redução na conta de luz com a Tarifa Social
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício que pode proporcionar uma redução de até 65% na conta de luz. A vantagem se dá para as famílias que estão inseridas nos programas sociais do Governo Federal.
O desconto é aplicado aos primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais considerados de baixa renda. Vale destacar que o benefício varia conforme a faixa de consumo mensal (kWh/mês). Ele é concedido apenas para uma unidade consumidora por família. Mais informações e o cadastro estão disponíveis no site.
Serviço
Visita de agentes, bem como da Van da Boa Energia da EDP na cidade de Pindamonhangaba.
- Data – Do dia 24 até 29 de julho;
- Local – No Bairro Araretema, na cidade de Pindamonhangaba;
- Referência – No Centro Comunitário Araretama (Rua 81, n?º 25);
- Horário do atendimento neste local – De segunda até sexta-feira, de 9h até 16h, e no sábado de 9h até 12h.