De acordo com a Aneel, em 2022 a conta de luz vai subir por volta de 21%. A alta é devida a chamada “crise hídrica” que tem afetado o país.
As estimativas de reajuste para o consumidor residencial acumulado para 2022 é de 7,04%, o triplo da alta de 2021; em 2020 ficou em 3,25%.
Com o funcionamento das hidrelétricas afetado pela falta de chuvas em todo o país, é necessário que se acionem as usinas térmicas que são bem mais caras que as hidrelétricas. Esse custo extra é bancado pelo consumir nas chamadas “bandeiras tarifárias” que são uma taxa extra que vêm nas contas de luz.
Além do acionamento das termoelétricas, ainda há a fatura estimada em 9 bilhões referentes às “contratações simplificadas” de energia em dezembro do ano passado e que será entregue a partir de maio deste ano visando evitar racionamentos.
Diante desse cenário, o Notícias Concurso traz algumas dicas que vão te ajudar a economizar energia elétrica e evitar surpresas e gastos indesejados na hora de pagar a conta de luz. Confira abaixo.
Confira mais informações no site da Aneel.