O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ser o diferencial para que alcance seus objetivos profissionais, por isso, é importante que – na condição de candidato – tenha atenção ao seu comportamento e construa uma narrativa de forma objetiva.
Construa uma narrativa objetiva durante a entrevista de emprego
O sucesso do candidato ocorre de maneira multifatorial. Sendo assim, é importante considerar a necessidade de destacar objetivamente os seus pontos fortes para direcioná-los efetivamente.
Destaque suas experiências anteriores
Pode ser viável exemplificar situações vivenciadas em seus empregos anteriores para destacar suas qualidades e resultados. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para construir um relacionamento com o cliente; gerir pessoas; direcionar processos; implementar projetos; analisar dados; elaborar treinamentos; dentre outros pontos.
Seja resolutivo
Ao apresentar uma situação que pode ser conceituada como negativa, apresente uma solução de modo natural. Por exemplo: é possível destacar que se conceitua como uma pessoa tímida.
No entanto, é válido ressaltar que pretende realizar algum curso para melhorar a sua capacidade de comunicação. Ou ainda, é possível informar que precisa se atualizar quanto a versão de algum sistema utilizado na sua área de atuação, contudo, já está realizando cotações específicas.
Adote uma postura participativa
Outro ponto importante para o candidato é direcionar o seu comportamento, já que a sua postura é multifatorial e o seu comportamento precisa corroborar a sua narrativa. Sendo assim, é viável que trabalhe a sua respiração e não se atrase.
Além disso, mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo e controle o tom de sua voz. Caso seja possível, não deixe objetos no seu colo e seja assertivo nas suas respostas.
Outro ponto relevante é que o candidato não gesticule excessivamente durante a sua narrativa e não interrompa o entrevistador ao se lembrar de algum fato que não foi respondido em ocasião oportuna.
Dessa forma, o seu perfil poderá ser avaliado de maneira genuína, considerando que o processo seletivo será baseado em uma troca genuína entre as partes.
Faça adaptações dos pontos citados e conheça a história da empresa
Portanto, faça as devidas adequações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial dentro da dinâmica do mercado, considerando a sua trajetória e a busca das empresas por profissionais resilientes e objetivos.
Outro ponto que não deve ser descartado pelo candidato, é o conhecimento sobre a trajetória da empresa, considerando a missão, visão, valores e outros fatores relevantes para o direcionamento do seu perfil profissional.